
Aprimorar práticas da rotina de trabalho na busca constante pela excelência no atendimento à população e ao público interno da instituição. Essa foi uma das motivações para que servidores da secretaria geral da Câmara Municipal de Sete Lagoas se juntassem a representantes de outras 15 cidades para o seminário Secretariado e Assessoria Legislativa realizado pelo Instituto Plenun.
Durante três dias da última semana os servidores passaram por uma imersão com palestras como responsabilização por atos na administração pública, raio X do regimento interno da Câmara Municipal, direitos do cidadão e deveres do servidor, entre outros assuntos. Palestrantes como o mestre em direito público, João Lembi, e o mestre em direito político, Felipe Lelis, foram os responsáveis pelo conteúdo.
A secretária executiva, Jaqueline Helena, valoriza a iniciativa da Câmara em investir na qualificação e destaca a estrutura do Legislativo. “Foi uma troca de experiências com mais de dez casas Legislativas de muita valia para nossa rotina. Serviu também para constatarmos que estamos muito bem estruturados para o atendimento à população e aos vereadores e seus assessores”, conta.
Os secretários legislativos Flávio Incalado e Deise Ferreira também passaram pela capacitação. “Diante do que apresentamos no seminário servidores e vereadores de outras cidades mostraram o interesse em conhecer nossos processos de trabalho e isso comprova que estamos no caminho certo para um atendimento de excelência”, acrescenta Deise.
Para o presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PRB), servidores preparados e atualizados em suas atividades estão sempre mais capacitados e prontos para corresponderem com eficiência. “Hoje todas as atividades na Câmara estão muito dinâmicas e com a secretaria não é diferente. Então, precisamos sempre manter nossos servidores motivados e atualizados para essa demanda crescente”, explica.
O que faz um secretário Legislativo?
Assessora os vereadores, servidores e Comissões Permanentes.
Atende aos públicos interno e externo.
Elabora e/ou digita ofícios, atas, comunicados, relatórios, portarias, quadros demonstrativos e outros.
Efetua a triagem de documentos, arquiva ou encaminha às unidades competentes.
Efetua a publicidade dos atos administrativos da Câmara Municipal.
Prepara documentos e relatórios referentes aos atos da Câmara Municipal
Lavra termos de posse.
Secretaria a Câmara, digita e redigi expedientes relacionados às suas atividades.
Assessora em todas as reuniões plenárias e processos legislativos.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


