
O novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, discursou em comemoração ao resultado das eleições, nesse domingo (27), e, entre as falas emocionadas, pediu que o ex-presidente Lula seja libertado da prisão. O discurso não agradou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) que disse que não irá parabenizá-lo pela vitória.
Fernández e sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner, venceram as eleições em primeiro turno. Com 97,4% das urnas apuradas a chapa da oposição tinha 48,02% dos votos, enquanto Mauricio Macri, atual presidente, 40,46%.
Na Argentina, para vencer as eleições no primeiro turno, é necessário obter 45% dos votos ou 40% e dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado.
No discurso de comemoração, Fernández agradeceu os apoiadores e em determinado pediu a liberdade do líder petista: “Libertem Lula. Lula Livre”, disse sendo aplaudido e acompanhado pelos presentes. O presidente eleito encontrou nesta segunda-feira (28) com Mauricio Macri, para iniciar o processo de transição.
A chapa “Frente de Todos” não recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro e, perguntado sobre o resultado da eleição no país vizinho, ele disse lamentar a decisão do povo argentino: “Lamento. Eu não tenho bola de cristal, mas acho que a Argentina escolheu mal. O primeiro ato foi ‘Lula livre’ dizendo que ele está preso injustamente. Já disse a que veio, sem contar do pessoal de esquerda do Brasil que esta lá”.
Bolsonaro ainda afirmou que não pretende parabenizar Fernández pela vitória, mas que irá esperar para ver “qual é a posição real dele na política”. “Não pretendo parabenizá-lo. Ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo e vamos ver qual linha que ele vai adotar”, disse ao deixar os Emirados Árabes.
O discurso completo de Alberto Fernández pode ser visto na íntegra no vídeo abaixo:
Com informações da Agência Brasil

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


