Segunda, 21 de Julho de 2025
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Lula Livre

Novo presidente da Argentina pede ‘Lula Livre’ e Bolsonaro rebate: ‘Já disse a que veio’

No discurso de comemoração, Fernández agradeceu os apoiadores e em determinado pediu a liberdade do líder petista: “Libertem Lula. Lula Livre”, disse sendo aplaudido e acompanhado pelos presentes

29/10/2019 às 10h24
Por: Redação Fonte: Bhaz
Compartilhe:
Televisión Pública Noticias/Reprodução + José Cruz/Agência Brasil
Televisión Pública Noticias/Reprodução + José Cruz/Agência Brasil

O novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, discursou em comemoração ao resultado das eleições, nesse domingo (27), e, entre as falas emocionadas, pediu que o ex-presidente Lula seja libertado da prisão. O discurso não agradou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) que disse que não irá parabenizá-lo pela vitória.

Fernández e sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner, venceram as eleições em primeiro turno. Com 97,4% das urnas apuradas a chapa da oposição tinha 48,02% dos votos, enquanto Mauricio Macri, atual presidente, 40,46%.

Na Argentina, para vencer as eleições no primeiro turno, é necessário obter 45% dos votos ou 40% e dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado.

No discurso de comemoração, Fernández agradeceu os apoiadores e em determinado pediu a liberdade do líder petista: “Libertem Lula. Lula Livre”, disse sendo aplaudido e acompanhado pelos presentes. O presidente eleito encontrou nesta segunda-feira (28) com Mauricio Macri, para iniciar o processo de transição.

“Disse a que veio”

A chapa “Frente de Todos” não recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro e, perguntado sobre o resultado da eleição no país vizinho, ele disse lamentar a decisão do povo argentino: “Lamento. Eu não tenho bola de cristal, mas acho que a Argentina escolheu mal. O primeiro ato foi ‘Lula livre’ dizendo que ele está preso injustamente. Já disse a que veio, sem contar do pessoal de esquerda do Brasil que esta lá”.

Bolsonaro ainda afirmou que não pretende parabenizar Fernández pela vitória, mas que irá esperar para ver “qual é a posição real dele na política”. “Não pretendo parabenizá-lo. Ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo e vamos ver qual linha que ele vai adotar”, disse ao deixar os Emirados Árabes.

O discurso completo de Alberto Fernández pode ser visto na íntegra no vídeo abaixo:

Com informações da Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 14h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 26°

Ter 28°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 30°C 15°C
Sex 30°C 14°C
Sáb 30°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio