Uma experiência marcante na vida de cada um que vai agregar valor, não só pessoal, mas no dia a dia e antes de qualquer julgamento sobre a classe política. Os vereadores do Parlamento Jovem de Sete Lagoas estiveram, esta semana, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas (ALMG) para uma imersão sobre o trabalho parlamentar um nível acima do que conhecem hoje na Câmara Municipal.
O deputado estadual Douglas Melo foi o anfitrião da turma e visitou com todos o gabinete de trabalho, plenário, plenarinho e outras instalações da Casa Legislativa de Minas. Para ele, foi um “momento único poder mostrar a importância da Assembleia porque o parlamento é o que mais representa a democracia. Pude perceber o quanto os olhos deles brilham quando a gente fala o quanto é importante o trabalho que é feito aqui”, disse.
Para a coordenadora do projeto de visita orientada da ALMG, Veruska Gontijo, “foi incrível receber a turma. O nível de consciência, foco e participação deles é muito grande. São todos muito antenados. Pudemos fazer uma troca muito rica para todos no sentido educativo pedagógico sobre o funcionamento da Câmara e da Assembleia”.
Foi a primeira vez que a grande maioria dos jovens pisou na ALMG e o que mais impressionou a vereadora Maria Eduarda foi o plenário. “É muito lindo e tem um espaço muito bacana para exposições que agrega muito para as pessoas conhecerem. Foi muito bacana”. O segundo secretário Abraão Amós descreveu a oportunidade como “uma coisa fantástica”. Para o vereador jovem a visita “dá um amplo conhecimento pra gente e o resultado, com certeza, será muito benéfico para o nosso trabalho”, comemora.
O presidente do Legislativo de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo (PRB), e a comissão organizadora do PJ acompanhou a turma durante a visita. A formação cidadã que os jovens vão levar para a vida foi destacada por Caramelo. “Mesmo que nenhum deles se transforme em um político todos terão conhecimento para votar melhor, para saber separar os poderes e isso não tem preço. Estamos formando cidadãos mais conscientes politicamente”, garante.
Mín. 12° Máx. 26°