
O MBL (Movimento Brasil Livre) protocolou junto ao MPF (Ministério Público Federal) 1 pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Lula, José Dirceu e Lindbergh Farias. O requerimento (íntegra) é uma Representação Criminal por apologia ao crime, associação criminosa, incitação ao crime e atentado à Lei de Segurança Nacional. Os crimes teriam sido praticados em discursos proferidos por Lula após sua soltura.
Para o MBL, Lula e Dirceu “incitaram a luta armada, a desordem e depredação de patrimônio público e privado, atos atentatórios conta a ordem pública, incitação ao crime e formação de organização criminosa” desde que foram postos em liberdade, na última 6ª feira (8.nov.2019). A soltura dos petistas foi autorizada pela Justiça após o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir que é inconstitucional o início do cumprimento de penas antes do trânsito em julgado do processo.
Com isso, o requerimento afirma que as declarações de Lula e Dirceu infringem o Artigo 1º da Lei nº 7170/83, que dispõe sobre a integridade territorial e a soberania nacional.
“No dia seguinte à sua soltura da prisão, o ex-presidente Lula fez 1 violento discurso de ódio, subversão, incitação à violência e ao terrorismo em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP)“, diz o pedido.
O autor da petição, advogado e coordenador nacional do MBL Rubinho Nunes, afirmou ao Poder360 que “é inaceitável que 1 ex-presidiário, condenado, utilize o poder político que lhe resta para incentivar as população a praticar atos reacionários e subverter a ordem”. “A prisão de Lula e Dirceu é medida urgente para a manutenção da ordem pública“, disse.
Sobre Dirceu, o requerimento destaca fala em que o ex-político afirma que estava na “trincheira da prisão” e agora está de novo na”trincheira da luta” e que “agora é para nós voltarmos e retomarmos o governo do Brasil“. Sobre o ex-senador Lindberg Faria, o pedido destaca fala em que o petista clama por “rebelião” e “desobediência civil“.
A petição também relembra o histórico e as condenações do ex-presidente Lula , além de processos ainda em curso contra ele e José Dirceu.
O Poder360 procurou a defesa do ex-presidente Lula e de José Dirceu, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação dos citados.
Nessa 2ª feira (11.nov.2019), deputados do PSL já haviam protocolado 1 pedido de prisão preventiva contra Lula, com a justificativa de que o ex-presidente teria atentado contra a Lei de Segurança Nacional, o Estado democrático de Direito e a Ordem Política e Social do País.
O presidente Jair Bolsonaro também sugeriu que Lula fosse enquadrado na Lei de Segurança Nacional.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


