
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, disse nesta terça-feira (12), na Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, na Região Norte de Belo Horizonte, que não há previsão para que o 13º salário do funcionalismo público seja pago.
Segundo o governo, depois da aprovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) de explorar o nióbio em Araxá, na Região do Alto Paranaíba, o governo de Minas vai levar a operação do nióbio para a Bolsa de Valores.
O governo precisa de três a quatro semanas de operação na Bolsa de Valores para conseguir arrecadar o dinheiro necessário para pagar o 13º e o salário em dia. A expectativa é do secretário Otto Levy.
Ainda de acordo com o Executivo, a expectativa é de que Minas Gerais receba até 49% do adiantamento dos royalties do nióbio durante 12 anos. Pelo mesmo tempo, o estado vai continuar recebendo os outros 51%.
Levy falou que a parcela do salário mensal foi paga nesta segunda-feira (11), conforme o planejado, e que uma verba foi repassada aos municípios.
Ele disse também que já foram pagos R$ 8 bilhões em dívidas, mas que a cifra chegava aos R$ 34,8 bilhões.
Elogios
Zema fez um balanço do ano, citando avanços da administração, e disse que Minas Gerais ainda está em dificuldades, com limites tênues de respiro financeiro.
Na coletiva, foi a ALMG que tomou conta de boa parte das falas do governador e secretários. Elogios foram rasgados ao Legislativo e ao presidente da casa, deputado Agostinho Patrus (PV).
As falas demonstram que o governo entendeu, depois de sofrer no primeiro semestre do ano, que precisa da Assembleia para aprovar projetos e realizar as reformas que precisa.
Na segunda-feira (11), um acordo feito com deputados garantiu que o projeto do nióbio vai ganhar destaque para ser aprovado até o dia 18 de dezembro.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


