Depois de chegar às casas dos moradores da cidade pela TV, a Câmara Municipal de Sete Lagoas será ouvida, também, pelas ondas do rádio. A expectativa da Mesa Diretora é que ainda no primeiro semestre de 2020 já esteja no ar, pelo canal FM 103.5, a Rádio Câmara. Nos próximos dias será publicado o edital de licitação para contratar a execução do projeto técnico da emissora.
Dos 853 municípios mineiros apenas Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha e Pouso Alegre, no sul do Estado, já operam a rádio legislativa. Outras quase 400 cidades aguardam a liberação pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em parceria com a Câmara Federal, que é a detentora do canal. O Legislativo de Sete Lagoas, desde 2015, detém o direito de operação de uma rádio, mas só agora o projeto vai sair do papel.
O presidente Cláudio Caramelo (PRB) explica que primeiro era preciso finalizar a transferência do transmissor da TV Câmara para a Serra de Santa Helena para só depois voltar as atenções para um novo desafio. “No último mês, enfim, concretizamos o sonho de fazer com que a TV chegue em todas as casas da cidade. Com muito empenho construímos nosso abrigo e torre na serra. Agora, sim, é hora de expandir nossa comunicação e instalar a rádio”, comenta.
O estúdio do canal 103.5 ficará no segundo andar do prédio da Câmara. O projeto prevê uma convergência total de mídias e os programas na rádio serão transmitidos, em tempo real, pela TV Câmara, tanto no canal 46.2, quanto pelas redes sociais. O gestor da Câmara, Leandro Andrade, apresentou, nesta segunda-feira (18), o projeto para vereadores e assessores.
Para o primeiro vice-presidente Pr. Alcides, “é uma oportunidade que não podemos deixar escapar porque quanto mais transparência e possibilidade de a população acompanhar os trabalhos, melhor”. Para tirar o projeto do papel e operar o novo meio de comunicação a Mesa Diretora trabalha com um investimento aproximado de R$ 700 mil.
O presidente explica que “não vamos fazer uma estrutura de ponta, mas sim um estúdio dentro do que exige a Câmara Federal. Será modesto, mas muito bem montado e equipado”, completa. Como parceira da rede Legislativa, a Rádio Câmara será obrigada a transmitir oito horas de programação do canal Federal. O restante será produzido pela secretaria de comunicação.
Mín. 12° Máx. 26°