Sábado, 17 de Maio de 2025
°

Política Intolerância

Deputado do PSL destrói arte sobre genocídio negro, filma e divulga imagens

"Eu vou queimar esse cartaz"

20/11/2019 às 11h02
Por: Redação Fonte: Bhaz
Compartilhe:
Twitter/@CoronelTadeu/Reprodução + Twitter/@taliriapetrone/Reprodução
Twitter/@CoronelTadeu/Reprodução + Twitter/@taliriapetrone/Reprodução

A atitude de um parlamentar, no mínimo, polêmica, roubou a cena de uma exposição em homenagem à semana da Consciência Negra na Câmara dos Deputados em Brasília. Nessa terça-feira (19), o deputado Coronel Tadeu destruiu uma charge que estava na galeria, filmou o ato e divulgou nas redes sociais. A obra, que aborda a questão do genocídio da população negra, representa um policial deixando para trás o corpo de um jovem negro.

No vídeo, o deputado fala que o racismo “é a coisa mais abominável no seio da nossa sociedade brasileira e mundial”. Mas, acredita que a obra é um ataque aos policiais. “Quer dizer o quê? Que a polícia só mata preto? Isso aqui é contra a polícia”, diz revoltado, enquanto arranca o quadro.

Em um vídeo postado no perfil que mantém no Twitter, o autor da charge, Carlos Latuff, diz que a obra representa uma crítica à truculência policial, principalmente contra os negros e exige que a charge retorne para a exposição. “Se isso não acontecer, o Congresso Nacional estará sinalizando para a sociedade que esse tipo de atitude, truculenta e violenta por parte do deputado, é bem-vinda”, ressalta.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), jovens pretos ou pardos tem três vezes mais chances do que jovens brancos, de serem vítimas de homicídio. E segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os negros são 75% dos mortos pela polícia.

Após a atitude do deputado Coronel Tadeu, alguns deputados da bancada do PSOL foram até o local repreendê-lo. “Isso daí é censura! Racista!”, rebateu o deputado David Miranda.

A deputada Áurea Carolina (PSOL) informa que se juntou a outros parlamentares e registrou queixa na Polícia Legislativa da Câmara. Além disso, Áurea garante que vai apresentar representação no Conselho de Ética e na Procuradoria Geral da República contra o Deputado Coronel Tadeu. “Ainda estou em choque com a barbaridade desse gesto racista e fascista. Não pode ficar impune”, comenta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio