
A atitude de um parlamentar, no mínimo, polêmica, roubou a cena de uma exposição em homenagem à semana da Consciência Negra na Câmara dos Deputados em Brasília. Nessa terça-feira (19), o deputado Coronel Tadeu destruiu uma charge que estava na galeria, filmou o ato e divulgou nas redes sociais. A obra, que aborda a questão do genocídio da população negra, representa um policial deixando para trás o corpo de um jovem negro.
No vídeo, o deputado fala que o racismo “é a coisa mais abominável no seio da nossa sociedade brasileira e mundial”. Mas, acredita que a obra é um ataque aos policiais. “Quer dizer o quê? Que a polícia só mata preto? Isso aqui é contra a polícia”, diz revoltado, enquanto arranca o quadro.
Em um vídeo postado no perfil que mantém no Twitter, o autor da charge, Carlos Latuff, diz que a obra representa uma crítica à truculência policial, principalmente contra os negros e exige que a charge retorne para a exposição. “Se isso não acontecer, o Congresso Nacional estará sinalizando para a sociedade que esse tipo de atitude, truculenta e violenta por parte do deputado, é bem-vinda”, ressalta.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), jovens pretos ou pardos tem três vezes mais chances do que jovens brancos, de serem vítimas de homicídio. E segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os negros são 75% dos mortos pela polícia.
Após a atitude do deputado Coronel Tadeu, alguns deputados da bancada do PSOL foram até o local repreendê-lo. “Isso daí é censura! Racista!”, rebateu o deputado David Miranda.
A deputada Áurea Carolina (PSOL) informa que se juntou a outros parlamentares e registrou queixa na Polícia Legislativa da Câmara. Além disso, Áurea garante que vai apresentar representação no Conselho de Ética e na Procuradoria Geral da República contra o Deputado Coronel Tadeu. “Ainda estou em choque com a barbaridade desse gesto racista e fascista. Não pode ficar impune”, comenta.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


