Quatro moradores protocolaram na manhã desta terça-feira, no Ministério Público (MP) e na Câmara Municipal, um pedido de impeachment contra o prefeito de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Junynho Martins (PSC).
Uma das pessoas que pediram o afastamento do prefeito é o empresário Diogo Fernandes. Ele argumenta que há duas denúncias de improbidade administrativa apresentadas pelo MP contra Martins.
“O prefeito teve um servidor do seu gabinete detido para averiguações e, no seu carro [do servidor], foi verificada uma grade quantidade de dinheiro e de materiais que, segundo ele, seriam levados para a fazenda do prefeito. Isso em dia e horário comercial. Além disso, o prefeito tem uma denúncia de improbidade administrativa de superfaturamento de aluguel”, afirma.
Em nota, a prefeitura disse que “ainda não tem conhecimento do conteúdo do pedido, o que impede qualquer manifestação”. “Assim que o mesmo for de conhecimento público, divulgado pela Câmara Municipal de Vereadores, uma comissão será formada e o Secretário de Governo irá se manifestar sobre o assunto.”
Conforme a administração municipal, “embora o instrumento jurídico-político do impeachment faça parte da institucionalidade democrática existente no Brasil, causa perplexidade a solicitação do pedido, uma vez que não existe nenhuma investigação contra o Prefeito Junynho Martins, conforme afirmado pelos promotores e, já, divulgado anteriormente. A medida revela-se, portanto, como um ato de iniciativa eleitoreira.”
Mín. 12° Máx. 25°