O deputado federal mineiro Lucas Gonzalez (Novo) quer abrir a possibilidade de que o 13º salário do trabalhador brasileiro possa ser pago em 12 parcelas. Atualmente, o dinheiro da gratificação natalina é depositado em até duas vezes. O projeto apresentado pelo parlamentar prevê que a medida é facultativa e só pode ocorrer após um acordo formal entre as partes. O texto também estipula que, nesses casos, descontos previdenciários e de Imposto de Renda deverão ser recolhidos mensalmente.
O parlamentar defende que a proposta promoverá a liberdade financeira e o poder de planejamento. Mas uma das críticas que Gonzalez recebeu pelas redes sociais é que estaria acabando com a bonificação. “Ele está sendo antecipado. Nessa antecipação, para quem consegue fazer uma boa gestão financeira e, eventualmente, até aplicar esse dinheiro em qualquer tipo de aplicação financeira rentável, ao final do ano vai ter mais rendimento do que se fosse receber em duas parcelas”, argumentou.
Outro ponto questionado é o de que, por se tratar de um acordo entre as duas partes, a tendência é prevalecer a vontade do empresário. O deputado, no entanto, entende que o consenso vai imperar. “No projeto não constam detalhes dessa negociação, mas, pela minha experiência e pelo que já conversei com alguns amigos, para os empresários há benefícios e malefícios de antecipar ou não, e para o trabalhador também, no sentido de ele ter que fazer a disciplina financeira”, disse.
Mín. 12° Máx. 25°