
A 30 anos morando no distrito do Barreiro Regiane Silva garante que nunca tinha visto nada parecido com o Câmara Ação que aconteceu na praça da igreja do Bom Jesus, no último domingo (15). Foram centenas de pessoas que aproveitaram a estrutura itinerante da Câmara e dos parceiros para realizarem vários tipos de serviços.
A agricultora Helena Araújo foi uma das 40 pessoas que utilizaram os serviços oferecidos pelo Cartório de Registro Civil para tirar a segunda via da certidão de casamento. Regiane comemorou a oportunidade. “Moro aqui tem 30 anos e há muitos anos não tem nada parecido. É muito bom porque estão lembrando do bairro, coisa que não acontece porque é mais afastado”.
Ismael Soares (PP) foi quem indiciou o Barreiro para receber a caravana da cidadania. O vereador entende que “por ser um distrito e mais distante da cidade a gente facilita a vida das pessoas com os serviços mais próximos das pessoas”. Os números comprovam que o parlamentar tem razão.
Pela primeira vez no evento como parceiro, o Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), incrementou a estrutura e a coordenadora dos cursos de saúde, Tatiana Cordeiro, saiu bastante entusiasmada com os atendimentos. Foram 17 orientações nutricionais e de antropometria, uma orientação jurídica, 60 trocas de livros e 40 pessoas tiveram a pressão aferida pela equipe da entidade.
Da estrutura permanente do evento 20 cortes de cabelo e oito serviços de manicure foram realizados. A equipe de informática agendou 64 atendimentos para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Sempre em todas as paradas a assessoria jurídica da OAB computou 11 orientações. Em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho dez pessoas atualizaram o currículo e outras 44 aproveitaram a sala de leitura para conhecer um mundo que nem sempre está acessível.
A coordenadora do Serpaf no Barreiro, Cristiane Silva, apresentou alguns trabalhos e disse que são ações “que eles, de fato, desenvolvem para a sociedade. Isso é exercício da cidadania”. João Evangelista (PSDB) prestigiou o evento e destacou a oportunidade que a Câmara dá para a população ao “trazer o seu trabalho para próximo das pessoas”.
Foi consenso entre os vereadores o acerto em valorizar o Barreiro com o projeto. Euro Andrade (PP) trabalha a 17 anos com crianças da região na pastoral e reforçou que “é muito importante vir aqui”. Para Zé do União (PSL), os números comprovam que o “projeto veio para ficar”.
Renato Gomes (PV) falou da atuação do Legislativo em ouvir as pessoas com “essa proximidade, compartilhar e buscar soluções para os problemas que estão convivendo”. E o presidente Cláudio Caramelo (PRB) entende que a iniciativa vem “atingindo o objetivo que é aproximar a Câmara da população com prestação de serviço. Encerramos o ano com chave de ouro já convidando as pessoas para os próximos eventos em 2020”.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


