Quando a estrutura e o ambiente de trabalho melhoram os resultados não podem ser outros do que uma elevação natural na produtividade das ações legislativas. E assim foi em mais um ano, o primeiro da sede própria, com muita produção dos vereadores para a população que demanda, e precisa, dos serviços.
O balanço das atividades dos vereadores revela um aumento em quase todas as proposições apresentadas pelos parlamentares ao longo do ano nas Reuniões Ordinárias. Os Requerimentos propostos e aprovados saltaram de 3.017 em 2018 para 5.160 neste ano. Os Pedidos de Providências que buscam sanar problemas nos bairros totalizaram 7.585.
Outro número importante é o de Projetos de Lei Ordinária (PLO) aprovados e que se transformaram em leis municipais, 442 em 2019. No último ano os parlamentares votaram 422 projetos. Os Anteprojetos de Lei (APL) votados foram 619. Depois de aprovados, os APLs propostas são encaminhados ao Executivo que retornam, ou não, as matérias para a Câmara já como Projetos de Lei para nova votação.
Importante ferramenta para que a população se manifeste na Câmara sobre os mais diversos temas, as Audiências Públicas realizadas em 2019 também aumentaram em relação ao ano anterior, foram 19 encontros frente a 11 sessões efetivadas em 2018. O número reforça o compromisso da gestão com a busca permanente em aproximar o Legislativo com a população.
O presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PRB), acredita que o aumento nos números seja consequência do trabalho que vem sendo realizado pelas gestões ao longo dos últimos anos. “A gente não trabalha com esse pensamento de aumentar o número de projetos votados e aprovados de um ano para outro, mas é sempre gratificante saber que o trabalho de Mesa Diretora vem possibilitando que os vereadores trabalhem cada vez mais para a população”, comenta.
Mín. 14° Máx. 27°