
A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou por unanimidade, a condenação do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo no caso do Mensalão Tucano Mineiro por peculato e lavagem de dinheiro.
A pena de Azeredo, no entanto, foi diminuída de 20 anos e um mês para 15 anos, 7 meses e 20 dias. Isso porque, segundo os ministros do STJ, a pena imposta pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) contou duas vezes como fator agravante o fato de Azeredo ser governador na ocasião.
"Quanto à pena, a Turma afastou a valoração negativa sobre a culpabilidade do agente (o fato de ser governador) e as consequências do crime de peculato, porque foram consideradas duas vezes no cálculo", explica a assessoria do STJ.
No processo, o ex-governador foi acusado de desviar dinheiro de estatais mineiras para abastecer sua campanha de reeleição, em 1998. Na época, o ex-tucano era governador.
O operador do esquema foi Marcos Valério, que anos depois apareceu no Mensalão petista, em nível federal.
Prisão
Após a condenação em segunda instância, no TJMG, Azeredo foi preso e levado para o Batalhão do Corpo de Bombeiros em uma sala de Estado Maior, em Belo Horizonte, pelo fato de ter ocupado o cargo de governador de Minas Gerais.
O ex-tucano ficou em regime fechado entre maio de 2018 e novembro de 2019.
Ele foi solto por ser um dos beneficiários da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a prisão após segunda instância. Para voltar a cumprir a pena, a ação deve transitar em julgado.

CASO BANCO MASTER STF autoriza transferência de Daniel Vorcaro e investigações podem avançar com possível delação
VISITA PRESIDENCIAL Lula anuncia entrega de mil ônibus escolares durante agenda em Sete Lagoas
CENÁRIO POLÍTICO Deputado João Vítor Xavier anuncia que não será candidato à reeleição
FALHAS NA GESTÃO Ex-secretárias são condenadas a devolver R$ 1,9 milhão após irregularidades em 'kits bebê'; decisão ainda cabe recurso
AGENDA PRESIDENCIAL Presidente Lula cumpre agenda em Sete Lagoas nesta sexta-feira (20)
POMPÉU Denúncia ao Ministério Público aponta possíveis irregularidades no Carnaval 2025 em Pompéu Mín. 18° Máx. 24°


