Uma turma de assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) teve uma tarde diferente e de muito conhecimento quando conheceram o Plenário da Câmara e um pouco mais da rotina de trabalho dos vereadores, nessa quinta-feira (20). Com grande trabalho prestado na Associação, Dr. Euro (PP) foi o padrinho da turma e respondeu a várias questões, além de falar sobre a história da APAE em Sete Lagoas.
A visita faz parte de uma atividade dentro do curso de auto-gestão, autodefesa e apoio a família. O curso visa trabalhar a autonomia da pessoa com deficiência e prepara a todos para que sejam capazes de conhecer e defender seus próprios direitos. Além de exercerem a cidadania no local onde são votadas as leis da cidade, muitas delas em favor das pessoas com deficiência.
A assistente social, Josy Araújo, acompanhou a turma e explicou como funciona o curso. “São encontros semanais com as famílias das pessoas com deficiência e a gente trabalha o enfrentamento dos desafios de se ter uma pessoa com deficiência em casa. Eles também entendem a rede de proteção o que eles podem acessar para buscar seus direitos enquanto cidadãos”, diz.
O exercício da cidadania foi efetivado quando todos ocuparam as cadeiras dos vereadores e simularam uma situação de reunião da Câmara, a convite da coordenadora da Escola do Legislativo, Maria Inês Lana. “É muito importante a gente abrir esse espaço para que possam ter esse contato mais próximo com o Poder Legislativo”, afirma.
O vereador Dr. Euro (PP) disse que “o meu carinho por vocês é imenso e o meu gabinete está sempre de portas abertas para quando precisarem de qualquer coisa aqui na Câmara”, disse. A atividade faz parte do projeto de Visita Orientada da Câmara. Instituições interessadas podem entrar em contato pelo 3779-6394.
Mín. 12° Máx. 25°