
Beijo roubado, puxão de braço, encoxada. Atitudes que por muitos anos foram consideradas "normais" durante o Carnaval, não serão toleradas pelas forças de segurança do Estado. Uma força-tarefa foi montada para fiscalizar os abusos cometidos pelos homens e atender as vítimas da violência.
"A bebida não é desculpa. O uso de entorpecente não é desculpa. A brincadeira não é desculpa", alertou a capitão Layla Brunella, chefe da sala de imprensa da Polícia Militar. Para alertar os foliões sobre o crime, que pode render prisão de 1 a 5 anos, uma campanha foi lançada, nesta sexta-feira (21), pela Secretaria de Segurança Pública (Sejusp). A ação leva o nome "Aqui não, uai".
Folders estão sendo distribuídos em locais estratégicos, com grande aglomeração de público, para informar sobre o delito. Com a ação, segundo a capitão Layla, o Estado quer garantir uma festa respeitosa para todos. "Um Carnaval que todo mundo pode curtir e se divertir", destacou.
Material informativo será distribuído para o público durante a folia - Sejusp/Divulgação
Subsecretária de Prevenção à Criminalidade do Estado, Andreza Gomes frisa que a campanha educativa quer promover uma mudança cultural. "Todas as pessoas que frequentam o Carnaval precisam saber que não é não, que importunação é crime", disse. Além de Belo Horizonte, a ação também será desenvolvida em outros municípios que recebem a festa do momo.
Cantadas indesejadas também é um delito previsto em lei. Clique aqui o que é perturbação da tranquilidade.
Denúncia
A mulher que se sentir assediada deve procurar as polícias Militar ou Civil para registrar ocorrência. Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, a delegada Isabella França informou que a corporação reforçou a equipe. "Estamos aptos para receber as mulheres. A conduta é não tolerar qualquer tipo de violência contra a mulher", garantiu.
Outros casos de intolerância, como racismo, também devem ser denunciados, frisou a delegada.

Cinema Cinema brasileiro faz história no Globo de Ouro 2026 com “O Agente Secreto”
Telinha Paula Fernandes interpreta cantora em novela da Globo que estreia nesta segunda
CArnaval Prefeitura de Matozinhos anuncia credenciamento dos blocos de Carnaval e do Boi da Manta Mín. 19° Máx. 30°

