
O cinema brasileiro teve uma madrugada histórica no Globo de Ouro 2026. O longa “O Agente Secreto” saiu da premiação com dois troféus: Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, entregue a Wagner Moura. A cerimônia da 83ª edição do prêmio foi realizada no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na madrugada desta segunda-feira (12).
Além das vitórias, o filme também concorreu ao prêmio de Melhor Filme de Drama, mas acabou superado por “Hamnet”, que levou o principal reconhecimento da noite.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” marcou o retorno do Brasil ao Globo de Ouro após 27 anos, desde a vitória de “Central do Brasil”. Ao receber o troféu, o cineasta agradeceu à equipe e ao elenco e fez uma dedicatória especial aos jovens diretores.
“Gostaria de agradecer à Vitrine Filmes, que fez esse filme se tornar um blockbuster pouco usual no Brasil, à nossa equipe e ao elenco extraordinário. Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”, afirmou. Em seguida, reforçou a mensagem aos novos realizadores: “Dedico esse prêmio aos jovens cineastas. Jovens diretores da América: façam filmes”.
Ao vencer na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, Wagner Moura fez um discurso emocionado e, ao final, falou diretamente ao público brasileiro em português.
“Se o trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio é para aqueles que seguem seus valores em momentos difíceis”, disse o ator. Em seguida, completou: “Para todo mundo no Brasil assistindo agora: viva o Brasil, viva a cultura brasileira!”.
O grande vencedor da noite foi “Hamnet”, que superou concorrentes como “O Agente Secreto”, “Frankenstein” e “Foi Apenas um Acidente” para conquistar o prêmio de Melhor Filme de Drama.
Baseado no livro de Maggie O’Farrell, o filme retrata a história do filho de William Shakespeare, que morreu ainda jovem, e o relacionamento que teria inspirado a criação de “Hamlet”. O elenco conta com Jessie Buckley, Paul Mescal, Emily Watson e Joe Alwyn. A estreia no Brasil está prevista para 15 de janeiro de 2026.
Na televisão, “Adolescência” foi a série mais premiada da noite, com quatro estatuetas, incluindo Melhor Série Limitada e prêmios de atuação. O jovem Owen Cooper, de 16 anos, entrou para a história como o ator mais novo a vencer a categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Televisão.
Já o filme “Uma Batalha Após a Outra” confirmou o favoritismo e também levou quatro prêmios, entre eles Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro. A vitória marcou o primeiro Globo de Ouro da carreira de Paul Thomas Anderson.
Combate ao crime Polícia Civil prende maior traficante de pasta base de cocaína de Minas Gerais
Acidente Polícia indicia companheiro de jovem morta em acidente de trânsito em Belo Horizonte
Processo seletivo Unimed-BH abre inscrições para seleção de novos médicos cooperados Mín. 19° Máx. 30°

