
Na próxima segunda (9) ocorrerá uma nova superlua, fenômeno em que o satélite natural, em sua fase cheia, se localiza em um ponto mais próximo da Terra. A expectativa é de que o fenômeno ocorra por duas vezes em 2020, sendo uma em março e outra em abril.
Professor de física a coordenador do núcleo de astrologia da UFMG, Renato Las Casas explica como a superlua ocorre. “A órbita da lua não é uma circunferência perfeita. Portanto, há um ponto em que ela fica muito próxima da terra, o que chamamos de perigeu. Entretanto, nem sempre a lua passa por esse ponto em sua fase cheia, é uma coisa difícil de acontecer. Quando isso acontece, ela fica mais próxima e mais brilhante, é o que chamamos de superlua”, conta.
Desta vez, a lua estará a uma distância aproximada de 357,1 mil quilômetros da terra, podendo aparecer no céu até 14% maior do que estamos acostumados a ver. Já no dia 8 de abril, a distância será ainda menor, com cerca de 356,9 mil quilômetros de distância.
A superlua tem se tornado algo frequente, perdendo a característica de algo tão raro de se ver. O professor explica o motivo dessa sensação. “Existem distâncias da lua para o perigeu quer tornam esse efeito mais raro, é isso que diferencia um acontecimento de outro. Por exemplo, se a lua estiver a 10% de distância do ponto mais próximo da terra em fase cheia, já pode ser considerado uma superlua. Agora, se ela estiver a 1% de distância do perigeu, é algo raríssimo”, diz.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

