
Na última quinta-feira (12), às 19h30min, atendendo a uma convocação do diretor superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Inhaúma (IPREMI), Geraldo Teodoro Soares, estiveram na Câmara Municipal para a prestação de esclarecimentos, através da empresa Exata Auditores e Consultores, o contador e prestador de serviços do IPREMI, Lucas José Barreto Dias e a assessora jurídica no Instituto, Dra. Leidiane Costa Ribeiro.
Também estiveram presentes a Procuradora do Município, Rosane Abreu, o coordenador administrativo e financeiro do IPREMI, Pedro Lúcio Rocha, e o próprio diretor superintendente Geraldo Teodoro.
Segundo Lucas Dias, a convocação foi feita pela Presidência da Casa Legislativa que solicitou esclarecimentos sobre a situação financeira do Instituto. “No próprio Requerimento tem itens sobre parcelamento, financiamento de imóvel, contribuições, etc. O objetivo principal da reunião foi o esclarecimento de questionamentos nesse sentido, tendo sido constatado que o IPREMI hoje, apesar do problema financeiro histórico desde a sua fundação em 1998, a atual gestão, tanto da Prefeitura, quanto do Instituto, tem sido o trabalho na busca de melhorias.”, explica.
Lucas Dias cita com exemplo, a questão dos parcelamentos com a autorização para débito em conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) após vencimento, algo que nunca aconteceu, e a regularização dos processos junto ao instinto Ministério da Previdência que hoje é o Ministério da Economia (Secretaria de Previdência Social), cujas pendências constavam no referido Ministério para solução. “Então, através de trabalhos internos de auditoria tanto da equipe contábil, quanto jurídica, conseguimos realizar o levantamento. O Município na parte dos empréstimos consignados de servidores, constatamos que haviam quatro que não foram quitados e assim sendo, o Município quitou no valor de quase 6 mil reais e agora estamos preparando a documentação para ser encaminhada à Brasília.”, esclarece.
De acordo com Lucas Dias, o Município de Inhaúma caminha para obter o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), o que para ele será histórico, “uma vez que em Inhaúma, nunca ocorreu a emissão deste Certificado sem que houvesse uma decisão judicial”.

BELO HORIZONTE Impasse sobre candidatura de Cleitinho ao Governo de Minas continua após reunião com direção do Republicanos
BELO HORIZONTE PT confirma Patrus Ananias como candidato ao Governo de Minas e Marília Campos ao Senado
CORDISBURGO Câmara de Cordisburgo aprova LDO 2027 e 56 medalhas a estudantes em reunião extraordinária
BELO HORIZONTE Quaest divulga primeira pesquisa presidencial em 10 estados para as eleições de 2026
SETE LAGOAS Lula sanciona lei que cria o “Pix Pensão” para pagamento automático de pensão alimentícia
ELEIÇÕES 2026 Eleitor sem biometria poderá votar nas Eleições 2026; entenda as regras
BELO HORIZONTE Nova pesquisa mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro e liderando todos os cenários de segundo turno
BELO HORIZONTE Justiça mantém indenização a filho de vítima da ditadura militar em Minas Gerais
POLÍTICA Assessoria de Cleitinho contradiz Republicanos e afirma que senador será candidato ao Governo de Minas Mín. 14° Máx. 27°

