
A pandemia do Coronavírus no Brasil só está começando e a situação é muito crítica, já com 2.989 casos confirmados e 77 mortos, até as 7h40min desta sexta-feira (27). Em Minas Gerais até esta quinta-feira (26) já havia 17.409 casos suspeitos, 153 casos confirmados e 0 óbitos, sendo que Sete Lagoas até então, conta com 238 notificações, 223 casos suspeitos, 13 descartados e 2 confirmados.
Faz apenas uma semana que a Prefeitura de Sete Lagoas publicou por 11 dias o Decreto Nº 6.231 que dispõe sobre medidas de enfrentamento da pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID-19), determinando no período de 20 a 31 de março, a suspensão do atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais em funcionamento no município.
Contudo, empresários sete-lagoanos, temendo uma crise econômica sem controle, vem fazendo movimentos através da Internet, para que o comércio volte ao normal nos próximos dias. Após o polêmico pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na noite desta terça-feira (24 de março), pedindo a reabertura do comércio, escolas e o fim do “confinamento em massa”, na manhã desta sexta-feira (27), houve uma carreata com buzinaço no Centro de Sete Lagoas.
Os manifestantes foram recebidos pelo prefeito Duílio de Castro, na porta da Prefeitura. “Mostrei a realidade da situação que é muito difícil! Temos dados técnicos da área da Saúde. A maneira mais eficaz no mundo hoje é o isolamento social, mas temos um problema maior também que é a economia que parou no Brasil, em Sete Lagoas e no mundo, trazendo um dano muito grande à população. Então gravamos um vídeo de apoio ao movimento, porque precisamos de achar uma solução, considerando que o Estado chamou a responsabilidade para si e parou tudo.”, explicou.
Na próxima segunda-feira (27), Duílio de Castro vai reunir com o Comitê de Gestão de Crise do Coronavírus e o secretariado, para decidir se afrouxa o Decreto e permite a abertura dos comércios ou se mantém os mesmos com portas fechadas, usando apenas o delivery. “Mas isso não depende do prefeito. A questão é decidida com o Comitê! Mas levaremos a preocupação dos comerciantes que é também a nossa preocupação.”, enfatizou o prefeito.
Por sua vez, as escolas deverão continuar fechadas e os idosos continuarão confinados. Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil não abre mão de manter o isolamento social, para evitar um colapso no sistema de atendimento da Saúde.
Já as igrejas das Paróquias da Diocese de Sete Lagoas continuam fechadas, seguindo a orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Celebrações estão sendo feitas em canais de TV e via Internet.
O fato é que a situação da pandemia é preocupante. Conforme publicou o Site Mega Cidade, o prefeito de Milão na Itália, Giuseppe Sala, reconheceu, nesta quinta-feira (26/3), que errou ao apoiar a campanha “Milão não para”, que lançada há exatamente um mês, estimulou os moradores da cidade a continuar as atividades econômicas e sociais, mesmo com a pandemia do novo Coronavírus. O resultado foi desastroso: Milão, a província da Itália mais atingida pela Covid-19, registrou 32.346 casos de pessoas contaminadas e 4.474 óbitos, de acordo com balanço da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira (26).
Diante do preocupante e desafiante prognóstico, será que o prefeito Duílio de Castro vai afrouxar o Decreto Nº 6.231 que suspende o funcionamento do comércio em Sete Lagoas?
Veja o vídeo que mostra os manifestantes sendo recebidos pelo prefeito Duílio de Castro, na porta da Prefeitura:

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 16° Máx. 29°


