
Não se deve usar detergente nem álcool em gel para desinfetar cães ou gatos. A ordem francesa de veterinários alertou sobre o perigo do uso destes produtos.
Em plena epidemia de coronavírus, o medo do contágio faz com que donos de animais domésticos tomem iniciativas que podem ser perigosas.
Há alguns dias nas redes sociais foram divulgadas imagens de cachorros com as patas queimadas por álcool em gel ou detergente.
Lavar-lhes as patas "com água e sabão ou xampu para cães funciona muito bem", afirmou Christine Debove, da Ordem de veterinários da região de Paris.
Além disso, esses produtos "podem provocar irritações no nível das mucosas e reações cutâneas" em cães e gatos que se lambem.
A veterinária recorda que lavar as patas dos cachorros com água e sabão após o passeio é "um gesto básico de higiene que deveríamos praticar sempre". "É suficientemente eficaz", acrescentou.
Também recomenda lavar as mãos com frequência depois de brincar com eles e evitar contatos muito próximos, como deixar que lambam as mãos ou o rosto.
Embora não exista nenhuma prova científica de que os animais transmitam a COVID-19, a academia de medicina francesa recomendou na semana passada a seus donos que apliquem os princípios básicos de precaução.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

