Quarta, 14 de Maio de 2025
21°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Coronavírus

Voluntários fabricam protetores faciais para profissionais de saúde de Minas

Até o momento, já foram doadas mais de 700 proteções

31/03/2020 às 17h10
Por: Redação Fonte: Bhaz
Compartilhe:
Trem Maker/Divulgação
Trem Maker/Divulgação

Engenheiros, designers, publicitários, programadores, médicos, especialistas em fabricação digital de Minas se uniram para produzir protetores faciais, chamados “face shields”, para profissionais de saúde de todo o Estado, que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

De acordo com o coordenador da comunidade de laboratórios de inovação Trem Maker, Carlos Ribeiro, a iniciativa surgiu a partir da demanda de 30 proteções para o Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Com o aumento dos pedidos, novas pessoas foram se mobilizando para ajudar na impressão do material. É um ótimo exemplo de como a tecnologia e a solidariedade podem ajudar a salvar vidas”, explica.

O trabalho é feito de forma voluntária e os materiais são distribuídos gratuitamente.

O equipamento, feito em impressora 3D, protege uma extensão maior do rosto, evitando que os profissionais de saúde tenham contato com gotículas de saliva de pacientes contaminados. A proteção segue o padrão internacional e pode ser higienizada e reutilizada.

Um dos idealizadores do projeto, o empresário Daniel Lopes, conta que O objetivo é aumentar a capacidade de fabricação, chegando a mais de 500 por dia. “Percebemos que poderíamos aplicar todo o nosso conhecimento para ajudar as pessoas em um momento tão delicado como o que estamos vivendo.  Os protetores estão sendo impressos em massa”, informa.

Até o momento já foram doados para mais de 700 proteções.

 Trem Maker/Divulgação

Para ajudar no custeio da produção, e em outras iniciativas de combate à Covid-19, a startup de educação online Hotmart criou um fundo de R$ 1 milhão.

O projeto é resultado de uma rede de colaboração que inclui makers”, que é o termo em inglês utilizado para definir profissionais que desenvolvem produtos por conta própria, instituições e empresas como Trem Maker, 3D Lopes, Faz Makerspace, Hotmart, Newton, Laboratório Aberto, UFMG, Fiocruz, UNI-BH, Sindicato dos Professores de Universidades Federais (APUBH) e Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES).

Para solicitar o equipamento ou ajudar na produção basta acessar o link: https://tremmaker.com.br/

Falta de equipamentos de proteção

Em meio ao surto do Covid-19, a Associação Médica Brasileira (AMB) recebeu em uma semana 2,5 mil denúncias de falta de equipamentos individuais de proteção (EPI) por parte de médicos de todo o Brasil.

 

Com base em dados de uma pesquisa realizada em seu site, a entidade acumulou queixas vindas de profissionais de ao menos 520 municípios brasileiros. Minas Gerais registrou 262 denúncias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h08 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 24°

Qui 24°C 12°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 25°C 13°C
Dom 25°C 12°C
Seg 25°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio