
O governador Romeu Zema (Novo) informou nesta quinta-feira (9), que deve amparar cerca de 200 municípios que queiram adotar medidas de flexibilização do isolamento social. Segundo o governador, a medida, que vai na contramão das orientações de autoridades sanitárias do Brasil e do mundo, deve começar a ser implementada na próxima semana e foi incentivada por uma movimentação dos próprios municípios.
“Através da Secretaria da Saúde, estamos estudando um protocolo, que deveremos divulgar na próxima semana, para que toda a liberação seja feita com os devidos cuidados, uso de máscaras, uso de vários equipamentos, limite de pessoas por metro quadrado etc”, explicou o governador.
O anúncio foi feito em Brasília, após um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para solicitar auxílio financeiro para Minas Gerais e apoio na diminuição dos impactos causados pelo coronavírus. As medidas propostas por Zema vão de acordo com o posicionamento adotado pelo presidente no enfrentamento da doença.
Zema ainda explicou que a decisão partiu de uma observação da curva de infecções e mortes por coronavírus que, segundo ele, tem se comportado melhor do que em outros Estados brasileiros, e das medidas adotadas pelas administrações municipais: “Nós adotamos, há 20 dias, restrição de circulação. Mas Minas hoje deve ter, muito provavelmente, mais de 200 cidades que, por decisão do prefeito fizeram algum tipo de liberação”.
A medida deve valer, a princípio, para as cidades que ainda não foram afetadas pelo vírus. “Nós temos muitos municípios em que não temos nenhum caso. Será que esse município tem que ficar fechado? Será que tem algum efeito ele fechar todas as atividades?”, questionou o governador, que ainda reforçou que a decisão cabe ao prefeito de cada cidade e que a intenção é fazer algo “muito responsável”.
O Ministério da Saúde havia apontado uma possível flexibilização do isolamento social a partir da próxima segunda-feira (13), mas voltou atrás e informou que o relaxamento da quarentena só será indicado quando as redes de saúde estaduais e municipais tiverem estrutura adequada – com quantidades suficientes de respiradores, equipamentos de proteção individual, testes laboratoriais, leitos de internação e UTI e profissionais de saúde.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o isolamento social como uma das principais e mais eficientes medidas de contenção do contágio do coronavírus, que já matou 15 pessoas em Minas, infectou outras 655 e tem quase 59 mil casos em investigação.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. ° Máx. °


