Depois de anunciar, nessa segunda-feira (27), que criaria um comitê técnico para discutir a reabertura do comércio em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) decretou a formação desse grupo por meio de uma publicação no “Diário Oficial do Município” (“DOM”) desta terça-feira (28).
O objetivo é planejar as ações para reabertura gradual dos setores cujas atividades foram interrompidas em decorrência da pandemia do coronavírus. Segundo Kalil, os estudos do grupo estão previstos para começar entre os dias 5 e 7 de maio. Contudo, ainda não há data oficial para que seja autorizada a retomada do funcionamento normal dos estabelecimentos.
A publicação do decreto na edição desta terça-feira também já tinha sido confirmada pelo secretário municipal de Planejamento, André Reis. De acordo com o texto, a reabertura acontecerá de forma gradual, e a equipe escolhida para determinar como ela será feita também será responsável por propor critérios para a adoção do isolamento intermitente na capital mineira.
Participam do comitê os secretários municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Planejamento, Orçamento e Gestão. Jackson Machado Pinto, responsável pela pasta da Saúde, será o coordenador do grupo.
Coronavírus: CDL-BH cobra da prefeitura data para abertura do comércio
Em coletiva na tarde desta segunda-feira (27), Kalil comentou que o grupo será considerado um corpo de “pós-pandemia” para “discutir a abertura da cidade no tempo certo”. “Não vamos misturar caixão com comércio, com câmara frigorífica. Parece que o sucesso, entre aspas, da antecipação da pandemia obriga Belo Horizonte a ser a primeira a ser pressionada a abrir o comércio antes da hora”, declarou.
O decreto esclarece também que os secretários escolhidos vão precisar trabalhar de forma articulada com os membros do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19. Esta é uma forma de assegurar que a retomada das atividades econômicas em Belo Horizonte seja feita garantindo a segurança dos moradores da cidade.
As reuniões do grupo criado nesta terça-feira também poderão contar com a presença de especialistas e representantes de órgão e entidades públicas e privadas convocados com o objetivo de contribuir com informações. Aliás, os secretários estão autorizados a solicitar documentos e relatórios que possam ajudar no trabalho.
Isolamento intermitente
Entre as atribuições do novo grupo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está a proposição dos critérios que vão determinar como o isolamento intermitente vai funcionar na capital mineira. Ainda na coletiva da tarde de segunda-feira (27), o secretário André Reis pontuou que o afrouxamento ou endurecimento das medidas depende diretamente do avanço dos casos de coronavírus no município.
Mín. 14° Máx. 23°