
O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, elogiou as ações tomadas pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), durante a pandemia do novo coronavírus. Já o governo federal foi criticado pelo ex-titular da pasta, pelo fato de não orientar a população e pelo ministério estar ocupado por militares.
“O prefeito de Belo Horizonte está pautando a necessidade da sociedade ajudar. Torço muito por Minas. Mandei muitos recursos, através da bancada federal de Minas Gerais. Tenho muitos amigos no Estado e desejo que Minas possa diminuir, ao máximo, os números de mortes”, disse em entrevista ao podcast Abrindo o Jogo, da jornalista Edilene Lopes.
A capital continua somente com os comércios considerados essenciais autorizados a funcionarem. A medida visa evitar a circulação do vírus pela cidade e, consequentemente, diminuir o número de infectados e a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria. BH tem 12.231 diagnósticos positivos e 297 mortes, até essa quarta-feira (15).
Mandetta fez um pedido à população para que todos sigam as recomendações sanitárias. O ex-ministro pediu para as pessoas não duvidarem da doença e a comparou com uma “roleta russa”, já que os sintomas podem se manifestar de diferentes maneiras.
“Aqueles que puderem ajudar, fiquem casa. Não cometa o equívoco de arriscar. Esta doença é quase uma roleta russa. Você não sabe que vai sair bem e quem vai sair mal. Tem pessoas jovens que complicam e evoluem [para óbito]”, afirmou destacando a necessidade do isolamento social.
A forma como o governo federal, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tem conduzido a pandemia não recebeu elogios de Mandetta, que deixou a pasta em abril. “Estou vendo uma ocupação militar no ministério da Saúde quase que ausente das informações e orientações que a população precisa”, disse.
“Vejo a ausência total do governo federal. Acho que está atrasado [nas medidas para combater a pandemia] e não sei qual caminho eles estão tomando”, completou.
O Brasil, segundo o ministério da Saúde, tem 1.966.748 casos confirmados do novo coronavírus e 75.366 mortes.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 16° Máx. 29°


