Terça, 11 de Agosto de 2020
31 99616-7463
Geral Coronavírus

Covid-19: Minas Gerais tem mais de uma morte por hora nas últimas 24h

Balanço publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (27) aponta que 113,7 mil mineiros foram infectados com o coronavírus

27/07/2020 11h46
Por: Redação Fonte: Hoje em Dia
Covid-19: Minas Gerais tem mais de uma morte por hora nas últimas 24h

 

Um balanço epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã desta segunda-feira (27) aponta que cerca de 113.700 mineiros se infectaram com o coronavírus desde o mês de março quando apareceram os primeiros casos de Covid-19 em Minas Gerais – a marca de cem mil casos foi atingida ainda na semana passada destacando que os meses de junho e julho têm sido os mais preocupantes em relação à pandemia e à crescente de diagnósticos confirmados. Ainda de acordo com o relatório, 2.461 moradores do Estado morreram após serem infectados com o coronavírus – 32 apenas nas últimas 24 horas, uma média de 1,3 óbito por hora. 

Quase metade das mortes confirmadas pela Secretaria entre domingo (26) e a manhã desta segunda-feira aconteceram em apenas dois municípios. Nove delas são de moradores de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que morreram entre sexta-feira (24) e domingo. Outras seis aconteceram no município de Governador Valadares no Rio Doce, sendo que cinco destas foram registradas há onze dias – aliás, de acordo com o relatório do Estado, 14 mortes ocorridas na cidade entraram para o balanço apenas entre sábado e esta segunda.

Continua depois da publicidade

Estatística da SES indica ainda que os óbitos provocados pela Covid-19 aconteceram em 375 diferentes municípios de Minas Gerais, sendo que Belo Horizonte e Uberlândia concentram os maiores índices de mortes pela doença. Até agora, 459 moradores de BH morreram após serem infectados. Em Uberlândia são 197. Documento aponta também que o coronavírus acomete de forma fatal principalmente aquelas pessoas com mais de 60 anos e os portadores de comorbidades anteriores como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

Municípios livres de Covid-19

Entre os 853 municípios existentes em Minas Gerais, apenas 60 ainda não têm casos de Covid-19 de acordo com o balanço epidemiológico da SES. Significa que a pandemia já se alastrou por 92% das cidades mineiras, sendo que há exatos dois meses a porcentagem de cidades com casos confirmados de coronavírus era de 47%. O número de casos confirmados àquela época também era significativamente menor. Boletim de 26 de maio indicava a existência de 8.011 casos confirmados no Estado e 240 mortes pelo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Em apenas 60 dias, a quantidade de diagnósticos confirmados aumentou 14 vezes – uma média de 1.761 casos por dia de lá para cá. Cenário semelhante aconteceu também em relação ao número de óbitos causados pela Covid-19 que multiplicou-se por dez no mesmo período de tempo saltando de 240 mortes para as 2.461 confirmadas até esta segunda-feira – cerca de 37 novos óbitos registrados diariamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.