
Um balanço epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã desta segunda-feira (27) aponta que cerca de 113.700 mineiros se infectaram com o coronavírus desde o mês de março quando apareceram os primeiros casos de Covid-19 em Minas Gerais – a marca de cem mil casos foi atingida ainda na semana passada destacando que os meses de junho e julho têm sido os mais preocupantes em relação à pandemia e à crescente de diagnósticos confirmados. Ainda de acordo com o relatório, 2.461 moradores do Estado morreram após serem infectados com o coronavírus – 32 apenas nas últimas 24 horas, uma média de 1,3 óbito por hora.
Quase metade das mortes confirmadas pela Secretaria entre domingo (26) e a manhã desta segunda-feira aconteceram em apenas dois municípios. Nove delas são de moradores de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que morreram entre sexta-feira (24) e domingo. Outras seis aconteceram no município de Governador Valadares no Rio Doce, sendo que cinco destas foram registradas há onze dias – aliás, de acordo com o relatório do Estado, 14 mortes ocorridas na cidade entraram para o balanço apenas entre sábado e esta segunda.
Estatística da SES indica ainda que os óbitos provocados pela Covid-19 aconteceram em 375 diferentes municípios de Minas Gerais, sendo que Belo Horizonte e Uberlândia concentram os maiores índices de mortes pela doença. Até agora, 459 moradores de BH morreram após serem infectados. Em Uberlândia são 197. Documento aponta também que o coronavírus acomete de forma fatal principalmente aquelas pessoas com mais de 60 anos e os portadores de comorbidades anteriores como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
Municípios livres de Covid-19
Entre os 853 municípios existentes em Minas Gerais, apenas 60 ainda não têm casos de Covid-19 de acordo com o balanço epidemiológico da SES. Significa que a pandemia já se alastrou por 92% das cidades mineiras, sendo que há exatos dois meses a porcentagem de cidades com casos confirmados de coronavírus era de 47%. O número de casos confirmados àquela época também era significativamente menor. Boletim de 26 de maio indicava a existência de 8.011 casos confirmados no Estado e 240 mortes pelo coronavírus.
Em apenas 60 dias, a quantidade de diagnósticos confirmados aumentou 14 vezes – uma média de 1.761 casos por dia de lá para cá. Cenário semelhante aconteceu também em relação ao número de óbitos causados pela Covid-19 que multiplicou-se por dez no mesmo período de tempo saltando de 240 mortes para as 2.461 confirmadas até esta segunda-feira – cerca de 37 novos óbitos registrados diariamente.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

