
Desde o dia 31 de agosto, as convenções partidárias têm movimentado os bastidores políticos em Belo Horizonte, com a escolha de pré-candidatos a vereadores e prefeito nas Eleições municipais deste ano, que ocorrerão em novembro.
Saiba quem são foram os nomes já oficializados em convenções e suas alianças:
Marcelo Souza e Silva
O Patriota confirmou o nome do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo Souza e Silva, como pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte. A convenção do partido foi realizada de forma online na tarde do dia 31 e foi a primeira a acontecer na capital.
Além de Marcelo, a convenção também confirmou o nome de 62 candidatos a vereador, entre eles Gabriel Azevedo, único parlamentar do partido na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e que concorre à reeleição. A meta esse ano da legenda é eleger pelo menos três políticos no Legislativo. Saiba mais AQUI.
Áurea Carolina
No mesmo dia, à noite, a convenção do PSOL confirmou o nome da atual deputada federal e ex-vereadora Áurea Carolina à disputa ao Executivo de Belo Horizonte. O encontro, que ocorreu de forma virtual e fechado para a imprensa na confirmação dos nomes, indicou o nome de Léo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular (UP), como vice na chapa.
A coligação, que foi nomeada “Frente de Esquerda BH Socialista” e conta ainda com o PCB, deve ter cerca de 50 nomes na disputa à CMBH, mas de forma independente, já que a aliança não é mais permitida na disputa ao Legislativo. Única legenda da Frente com convenção realizada, o PSOL aprovou 29 nomes na disputa ao Legislativo, 18 homens e 11 mulheres. Saiba mais AQUI.
Rodrigo Paiva
Em convenção realizada no dia 1º e de maneira fechada, ou seja, transmitida apenas para filiados, o partido Novo confirmou o nome do engenheiro Rodrigo Paiva para as eleições ao Executivo. Segundo a sigla, o encontro referendou também o nome da médica oncologista Patrícia Albergaria, como vice na chapa.
O Novo também terá 11 mulheres e 25 homens na disputa para a CMBH. Assim como os postulantes ao Executivo, os candidatos à Câmara foram aprovados no processo seletivo interno da legenda. Saiba mais AQUI.
Fabiano Cazeca
Em convenção realizada na noite da última quinta-feira (3), o PROS definiu que terá o empresário Fabiano Cazeca como pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O nome do vice-prefeito, entretanto, vai ser definido em outro momento, já que o partido se colocou aberto às possibilidades de coligações. A chapa foi nomeada como "A novidade que BH precisa".
Foi aprovada também 61 pré-candidaturas à Câmara. Serão 19 mulheres na chapa, o que cumpre a determinação mínima de 30% das vagas para um sexo. Saiba mais AQUI.
Wendel Mesquita
Já no último sábado (5), o partido Solidariedade aprovou o nome do deputado estadual Wendel Mesquita como pré-candidato à prefeitura. Com o apoio indefinido do PL, o parlamentar escolheu duas mulheres para vice na chapa.
São elas: Pastora Gisele, da Igreja Getsêmani, Sandra Bini, que foi presidente da Associação Brasileira de Coaches (Abracoaches) até o ano passado. A chapa proporcional foi aprovada de maneira completa. Foram 62 nomes, com 19 mulheres, número mínimo exigido para a cota de participação feminina. Saiba mais AQUI.
Nilmário Miranda
Nesse mesmo dia, o PT concretizou que vai disputar a PBH com chapa pura. O ex-deputado Nilmário Miranda, que encabeça a chapa majoritária, terá Luana de Souza como pré-candidata a vice-prefeita.
Durante a convenção, o partido também aprovou a chapa para a disputa do Legislativo com 57 candidatos. Saiba mais AQUI.
Leia mais: Políticos veteranos vão concorrer à Câmara Municipal de BH
Sem convenção
Apesar de a convenção do PSD estar marcada para o próximo domingo (13) às 10h na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a candidatura à reeleição do atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, já está confirmada e ele já tem apoio de ao menos um partido confirmado para a eleição. O ex-secretário de Fazenda da PBH, o economista Fuad Noman Filho, será o candidato a vice na chapa.
Com a indicação, o PSD terá chapa pura na cidade neste ano. O ex-presidente da ALMG, Adalclever Lopes (MDB), será o coordenador da campanha de Kalil. Ele participou da atual administração da capital mineira entre fevereiro e outubro de 2019. O MDB confirmou o apoio a Kalil em convenção já realizada.
O atual deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) também deve concorrer ao cargo em novembro. A convenção do partido vai acontecer no dia 14 de setembro. Em convenção, o PTB confirmou apoio à candidatura. PSL e PL podem apoiá-lo, assim como o DEM. Saiba mais AQUI.
TRE
É importante frisar que, apesar de os partidos e coligações já estarem confirmando esses nomes, nenhum deles foi registrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), ou seja, ainda não estão regularizados.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 16° Máx. 29°


