Quarta, 24 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Eleições 2020

BH já tem seis candidatos a prefeito confirmados em convenção

Nomes de Marcelo Souza e Silva, Áurea Carolina, Rodrigo Paiva, Fabiano Cazeca, Wendel Mesquita e Nilmário Miranda já foram aprovados nas convenções partidárias de suas legendas

08/09/2020 às 10h05
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
Nenhum dos pré-candidatos à PBH foi registrado junto ao TRE-MG Foto: Léo Fontes / O Tempo
Nenhum dos pré-candidatos à PBH foi registrado junto ao TRE-MG Foto: Léo Fontes / O Tempo

Desde o dia 31 de agosto, as convenções partidárias têm movimentado os bastidores políticos em Belo Horizonte, com a escolha de pré-candidatos a vereadores e prefeito nas Eleições municipais deste ano, que ocorrerão em novembro.

Saiba quem são foram os nomes já oficializados em convenções e suas alianças:

Marcelo Souza e Silva

O Patriota confirmou o nome do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo Souza e Silva, como pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte. A convenção do partido foi realizada de forma online na tarde do dia 31 e foi a primeira a acontecer na capital.

Além de Marcelo, a convenção também confirmou o nome de 62 candidatos a vereador, entre eles Gabriel Azevedo, único parlamentar do partido na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e que concorre à reeleição. A meta esse ano da legenda é eleger pelo menos três políticos no Legislativo. Saiba mais AQUI.

Áurea Carolina

No mesmo dia, à noite, a convenção do PSOL confirmou o nome da atual deputada federal e ex-vereadora Áurea Carolina à disputa ao Executivo de Belo Horizonte. O encontro, que ocorreu de forma virtual e fechado para a imprensa na confirmação dos nomes, indicou o nome de Léo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular (UP), como vice na chapa.

A coligação, que foi nomeada “Frente de Esquerda BH Socialista” e conta ainda com o PCB, deve ter cerca de 50 nomes na disputa à CMBH, mas de forma independente, já que a aliança não é mais permitida na disputa ao Legislativo. Única legenda da Frente com convenção realizada, o PSOL aprovou 29 nomes na disputa ao Legislativo, 18 homens e 11 mulheres. Saiba mais AQUI.

Rodrigo Paiva

Em convenção realizada no dia 1º e de maneira fechada, ou seja, transmitida apenas para filiados, o partido Novo confirmou o nome do engenheiro Rodrigo Paiva para as eleições ao Executivo. Segundo a sigla, o encontro referendou também o nome da médica oncologista Patrícia Albergaria, como vice na chapa.

O Novo também terá 11 mulheres e 25 homens na disputa para a CMBH. Assim como os postulantes ao Executivo, os candidatos à Câmara foram aprovados no processo seletivo interno da legenda. Saiba mais AQUI.

Fabiano Cazeca

Em convenção realizada na noite da última quinta-feira (3), o PROS definiu que terá o empresário Fabiano Cazeca como pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O nome do vice-prefeito, entretanto, vai ser definido em outro momento, já que o partido se colocou aberto às possibilidades de coligações. A chapa foi nomeada como "A novidade que BH precisa".

Foi aprovada também 61 pré-candidaturas à Câmara. Serão 19 mulheres na chapa, o que cumpre a determinação mínima de 30% das vagas para um sexo. Saiba mais AQUI.

Wendel Mesquita

Já no último sábado (5), o partido Solidariedade aprovou o nome do deputado estadual Wendel Mesquita como pré-candidato à prefeitura. Com o apoio indefinido do PL, o parlamentar escolheu duas mulheres para vice na chapa.

São elas: Pastora Gisele, da Igreja Getsêmani, Sandra Bini, que foi presidente da Associação Brasileira de Coaches (Abracoaches) até o ano passado. A chapa proporcional foi aprovada de maneira completa. Foram 62 nomes, com 19 mulheres, número mínimo exigido para a cota de participação feminina. Saiba mais AQUI.

Nilmário Miranda

Nesse mesmo dia, o PT concretizou que vai disputar a PBH com chapa pura. O ex-deputado Nilmário Miranda, que encabeça a chapa majoritária, terá Luana de Souza como pré-candidata a vice-prefeita.

Durante a convenção, o partido também aprovou a chapa para a disputa do Legislativo com 57 candidatos. Saiba mais AQUI.

Leia mais: Políticos veteranos vão concorrer à Câmara Municipal de BH

Sem convenção

Apesar de a convenção do PSD estar marcada para o próximo domingo (13) às 10h na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a candidatura à reeleição do atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, já está confirmada e ele já tem apoio de ao menos um partido confirmado para a eleição. O ex-secretário de Fazenda da PBH, o economista Fuad Noman Filho, será o candidato a vice na chapa.

Com a indicação, o PSD terá chapa pura na cidade neste ano. O ex-presidente da ALMG, Adalclever Lopes (MDB), será o coordenador da campanha de Kalil. Ele participou da atual administração da capital mineira entre fevereiro e outubro de 2019. O MDB confirmou o apoio a Kalil em convenção já realizada.

O atual deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) também deve concorrer ao cargo em novembro. A convenção do partido vai acontecer no dia 14 de setembro. Em convenção, o PTB confirmou apoio à candidatura. PSL e PL podem apoiá-lo, assim como o DEM. Saiba mais AQUI.

TRE

É importante frisar que, apesar de os partidos e coligações já estarem confirmando esses nomes, nenhum deles foi registrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), ou seja, ainda não estão regularizados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h20 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Qui 29°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 29°C 17°C
Seg °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes