Sexta, 19 de Abril de 2024
21°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Política Animais

Senado deve votar nesta semana aumento de pena para quem maltrata cães e gatos

A proposição altera a Lei de Crimes Ambientais, de 1998, para estabelecer pena de reclusão de dois a cinco anos

08/09/2020 às 13h31
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
Três cachorros foram salvos, outros sete morreram Foto: Reprodução Facebook ONG Resgacti
Três cachorros foram salvos, outros sete morreram Foto: Reprodução Facebook ONG Resgacti

A expectativa é de que seja votado na sessão plenária do Senado, desta terça-feira (8), o projeto que aumenta a punição para quem pratica maus-tratos contra animais. A proposição altera a Lei de Crimes Ambientais, de 1998, para estabelecer pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda do animal, para quem abusa, fere ou mutila cães e gatos.

Para os outros bichos, a pena continua a mesma. Atualmente, a legislação prevê detenção de três meses a um ano e multa para situações de violência contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

O texto original, de autoria do mineiro Fred Costa (Patriota-MG), previa a detenção mais rígida para quem cometesse maus-tratos contra qualquer tipo de animal. Mas para o projeto ser aprovado na Câmara, em dezembro do ano passado, o relator Celso Sabino (PSDB-PA), alterou a redação restringindo apenas para cães e gatos.

Líder do Patriota na Câmara, o mineiro diz que é de suma importância que a matéria seja aprovada. "Para nós protetores, nós que amamos os animais ou mesmo aqueles que não amam como nós, mas sabem da importância de respeitar, esse projeto é fundamental porque ele quebra paradigmas entre a impunidade e penas. Ele prevê sanções severas para quem comete crime contra animais", afirmou.

Fred Costa ainda se mostra otimista em relação ao resultado no Senado. Segundo ele, o projeto deve ser aprovado por unanimidade: “Estou conversando com todos os líderes e acredito que deva ser aprovado por unanimidade e na sequência vai para a Presidência. E, obviamente, estarei conversando com o presidente Jair Bolsonaro para sancionar esse projeto que para nós é de fundamental importância na luta contra os maus-tratos".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 18h44 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes