
O prefeito Duílio de Castro Faria foi multado nesta terça-feira (15 de setembro) pela Justiça Eleitoral por propaganda política – propaganda institucional, proibida ao agente público. O valor da multa é acima de 2 mil reais.
De acordo com a sentença proferida pelo juiz eleitoral, Flávio Barros Moreira, o prefeito de Sete Lagoas descumpriu o disposto nos artigos acima citados, pois mantém dois outdoors com mensagens enaltecendo obras e projetos públicos, consoante fotografias que acompanham a peça inicial, em evidente publicidade constitucional em período vedado.
Menciona que dessa forma Duílio de Castro incorreu em conduta vedada do art. 73, VI, ‘b’, da Lei nº 9.504/97 – proibição de publicidade institucional nos três meses que antecedem a eleição.
As condutas vedadas aos agentes públicos descritas nos arts. 73 a 78 da LE, encontra-se a proibição de “autorizar publicidade institucional dos atos e programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral”.
Requer, assim, a aplicação da pena pecuniária prevista no art. 73, § 4º, da Lei 9.504/97, considerando que é público e notório que Duílio de Castro é pré-candidato à reeleição ao cargo de prefeito de Sete Lagoas.

A Justiça também determinou a retirada de dois outdoors localizados nos seguintes locais: terreno localizado na Avenida Norte Sul esquina com Rua Randolfo Simões, atrás do antigo Camelódromo, e Avenida Norte Sul em cima do viaduto da Avenida Amazonas, ambos em Sete Lagoas, Minas Gerais, bem como outros em que houver a mesma propaganda institucional, no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou no sentido de que o representado tinha conhecimento da veiculação da publicidade institucional em questão, adotando postura conivente ao não exigir e não fiscalizar sua retirada ao término do período legal permitido, fazendo com que tais publicidade fossem mantidas no período vedado.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 16° Máx. 29°


