
A disputa pela Prefeitura de Sete Lagoas começa com o deputado estadual Douglas Melo (MDB) em vantagem em relação ao prefeito Duílio de Castro (Patriota), candidato à reeleição. É o que mostra uma pesquisa da instituto CP2 no município, realizada com 600 pessoas, entre os dias 22 e 23, e divulgada hoje. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora.
De acordo com os números, Douglas Melo soma 32,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Já Duílio de Castro registra 25,2% no levantamento. Se considerada a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, porém, os dois podem até estar, no limite, empatados tecnicamente.
Douglas Melo e Duílio de Castro têm grande vantagem em relação ao terceiro colocado, Emílio Vasconcelos (PSB), que foi citado por 7,3% dos eleitores de Sete Lagoas. Já Coronel Peçanha (Cidadania) registrou 4,2% das intenções de voto. Ele é seguido por Claudinei Dias (PT), com 3%; Ramsés de Castro (PMN), com 1,7%; e Saulo Calazans (Rede), com 1,5%. Os que pretendem votar em branco ou nulo, os que não sabem ainda em quem votarão e os que não responderam são, no total, 24,7%.
Quando são consideradas apenas as intenções de voto nos candidatos, para simular os votos válidos (que são os considerados pela Justiça Eleitoral nas apurações), são 43,1% os que pretendem votar em Douglas Melo. Por outro lado, são 33,4% os que, hoje, escolheriam Duílio de Castro. Emílio Vasconcelos fica com 9,7% nessa contagem; Coronel Peçanha tem 5,5%; Claudinei Dias aparece com 4%; Ramsés de Castro tem 2,2%; e Saulo Calazans registra 2%.
O instituto CP2 também questionou os eleitores de Sete Lagoas sobre a possibilidade ou não de voto em cada um dos candidatos colocados na disputa, e houve um empate técnico nesse sentido. Numericamente, o candidato mais rejeitado é Emílio Vasconcelos, que não receberia, de jeito nenhum, o voto de 14,5% dos eleitores. Em segundo aparece Duílio de Castro, rejeitado por 13,8%. Bem perto dele está Douglas Melo, rejeitado por 13,7%. Ramsés de Castro não receberia o voto de 4,5% dos eleitores; Claudinei Dias, de 4,3%; Coronel Peçanha, de 4,2%; e Saulo Calazans, de 3,3%.
No total do eleitorado, 8,3% rejeitam todos os candidatos, enquanto 5,3% poderiam votar em qualquer um dos concorrentes à Prefeitura de Sete Lagoas. Os que não souberam ou não responderam a esse questionamento são 28%.
Como a pesquisa foi realizada antes da conclusão do prazo para registro de candidaturas, foi feita também a análise com apenas seis candidatos. No entanto, como sete candidatos acabaram se registrando, esse cenário não se tornou real.
A pesquisa CP2 foi realizada com 600 eleitores, entre os dias 22 e 23 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-02967/2020.
Bolsonaro e Zema são bem avaliados
A pesquisa do instituto CP2 em Sete Lagoas também avaliou a percepção dos moradores da cidade sobre as administrações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pelo governador Romeu Zema (Novo) e pelo prefeito Duílio de Castro (Patriota). Entre eles, Bolsonaro é quem apresenta o melhor resultado no município.
De acordo com a pesquisa, os que hoje consideram que o governo de Bolsonaro é muito bom ou bom somam 49,7% dos eleitores. Já os que avaliam que a gestão é regular são 27,7%. Os que consideram Bolsonaro ruim ou péssimo são 18% do conjunto geral do eleitorado de Sete Lagoas. Ainda registram-se 4,7% dos eleitores que não souberam ou não responderam.
Com relação ao governador Romeu Zema, são 42,7% os que consideram que ele faz uma gestão muito boa ou boa. Os que avaliam que a administração é regular são hoje 27,7%. Já os que consideram que Zema faz um trabalho ruim ou muito ruim somam 13%. Não souberam e não responderam outros 16,7% dos entrevistados.
Sobre a administração municipal, comandada por Duílio de Castro, são 34,7% os que consideram que o governo é muito bom ou bom. Outros 31,3% enxergam a gestão como regular. Os que consideram que Duílio faz um governo ruim ou muito ruim são 26,2%. Os que não sabem ou não responderam totalizam 7,8% dos eleitores de Sete Lagoas.





Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 16° Máx. 29°


