Seja em menor ou maior proporção, o coronavírus afetou todos, desde os adultos até as crianças. Todos tiveram a vida mudada pelo vírus, que parou o mundo. Estudo feito pela Gloob em parceria com o coletivo Trsuru e Quantas intitulado “Entretempos, relatos e apredizados sobre as crianças nessa pandemia” mostra o efeito da pandemia na vida dos pequenos.
O primeiro ponto a se observar é que aumentou o tempo que as crianças fazem uso de tecnologia. Segundo o levantamento, 78% das crianças afirmam que jogam games todos os dias, enquanto 76% dos pais perceberam que os filhos passaram a ver mais televisão, 74% assistem mais a vídeos na internet e 73% acompanham por mais tempo os youtubers.
Entre as redes sociais mais usadas, o Tiktok, famoso aplicativo de músicas e desafios, ganhou o primeiro lugar, com 48% das crianças utilizando. O Facebook e o Intagram disputam o segundo lugar, com 40%.
Um ponto para se preocupar é a diminuição da prática esportiva nesse período. Conforme o estudo, 46% reduziram a prática de esportes.
Outro ponto importante a se analisar é o sentimento das crianças. Todas que participaram do estudo mostraram que tinham total conhecimento da covid-19. 57% delas tiveram tristeza e preocupação, principalmente com a família, amigos e professores.
Apesar das pioras, um dos fatores que melhorou foi a relação entre pais e filhos, devido ao tempo em que ficaram juntos em casa. 80% dos pais sentem que estão mais conectados com os filhos, 81% estão felizes com mais tempo em família e 73% pretendem alterar a rotina para manter o que foi adquirido nesse contexto.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada de forma online e contou com uma fase qualitativa em julho e outra quantitativa, desenvolvida ao longo de setembro. Foram entrevistadas crianças entre 6 e 11 anos e pais com filhos nessa faixa etária nas cinco regiões do país.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

