Começou, na manhã desta terça-feira (19), a distribuição das doses da vacina contra a Covid-19 para os municípios mineiros. Os 577 mil imunizantes chegaram ao Estado na noite dessa segunda (18), no Aeroporto de Confins, na Grande BH, e foram encaminhados às 28 regionais de saúde.
Na madrugada de hoje, as vacinas saíram da Central Estadual da Rede de Frio, na Região Oeste da capital, até o hangar do Gabinete Militar do Governo, no Aeroporto da Pampulha. Os caminhões com carga refrigerada foram escoltados pela Polícia Militar.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a distribuição vai acontecer por 14 rotas aéreas e 13 terrestres. O Corpo de Bombeiros também participa da operação que levará 383 mil doses ao interior de Minas, auxiliando no carregamento e com a disponibilização de aeronaves.
Piloto setelagoano
A força tarefa teve o apoio do piloto setelagoano Luiz Cláudio Octaviano de Alvarenga Filho 38 anos de idade, 17 de profissão, hoje é Comandante do Helicóptero Carcará da Polícia Civil MG. Na manhã desta terça-feira (19), por volta das 6h, ele transportou cerca de 8 mil doses de Belo Horizonte á Itabira.
Filho de Luiz Cláudio Octaviano de Alvarenga e Maria Aparecida Coletta de Alvarenga, como piloto, participou de várias operações no Estado como a tragédia de Mariana e Brumadinho, realizando salvamentos e transportando pessoas.
De acordo com o coronel Flávio Godinho, diretor de operações da Polícia Militar, as cidades de Januária, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Pedra Azul, Manhuaçu, Coronel Fabriciano, Unaí, Uberlândia, Juiz de Fora, São João del-Rei, Patos de Minas e Diamantina devem receber as unidades ainda na manhã desta terça.
Com relação aos 853 municípios, a expectativa é que a operação seja concluída até a noite desta quarta-feira (20).
“As vacinas se deslocam e, no meio do caminho, viaturas da PM recepcionam o carro da Secretaria de Saúde e levam até os municípios, para que possamos equacionar tempo e qualidade nesse atendimento”, explicou o coronel, em entrevista à Rádio Itatiaia.
A PM descarta a possibilidade de saques e roubos da carga, pois afirma ter feito um bom planejamento para a operação.
“Os trabalhos antes do deslocamento das vacinas foram muito bem planejados e não tem nenhum perigo. A polícia estará presente e acompanhando cada vacina que chegará em cada município”, concluiu.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

