Um exame simples, disponível na rede pública de saúde, é a maior arma contra o câncer de mama, que mais mata mulheres no Brasil. Nesta sexta-feira (5) é celebrado o Dia Nacional da Mamografia, mas dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam para uma redução de 47% no número de mamografias realizadas em 2020, durante a pandemia de Covid-19.
O exame é o principal meio de detecção precoce da doença, e a queda considerável, tanto no sistema privado quanto no público, desperta um alerta sobre as consequências drásticas do diagnóstico tardio.
De acordo com a oncologista clínica do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR) e do A.C.Camargo Cancer Center Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, é fundamental manter os exames de prevenção mesmo durante a pandemia, para não retardar o diagnóstico. "Em situações mais avançadas, são necessários tratamentos mais agressivos e a doença tem menor chance de curabilidade", explica.
Assista ao vídeo com a especialista:
A oncologista explica que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas é fundamental como exame de eleição para a detecção precoce de lesões na mama, além da necessidade de se manter hábitos saudáveis para evitar a doença. "Controle do peso, não fumar, fazer atividades físicas, consumo moderado de álcool e a detecção precoce da enfermidade estão associados a cerca 95% de cura", pontua a médica.

SAÚDE SUS inicia projeto-piloto com canetas emagrecedoras para tratamento da obesidade
SETE LAGOAS Hospital Municipal de Sete Lagoas é habilitado para ampliar cirurgias eletivas pelo SUS
ANVISA Anvisa mantém restrição apenas para lotes específicos de produtos da Ypê; medida segue válida e decisão foi divulgada nesta segunda-feira (22)
BELO HORIZONTE Dia D: Mobilização em 155 pontos garante quase 8 mil doses de vacinas na capital
ANVISA Anvisa determina recolhimento de antibiótico após identificação de fragmento de vidro e suspende lote de clindamicina por irregularidades
SETE LAGOAS Vacina contra chikungunya começa a ser aplicada em Sete Lagoas nesta terça-feira
SETE LAGOAS Sete Lagoas receberá médicos pelo programa Mais Médicos Especialistas para reforçar atendimentos no SUS
SETE LAGOAS Sete Lagoas sanciona lei para ampliar acesso ao DIU hormonal para mulheres com endometriose
IMUNIZAÇÃO Ministério da Saúde suspende vacina da dengue do Butantan para investigar reações graves Mín. 14° Máx. 26°


