
Sete Lagoas inicia, a partir do dia 25 de março, a vacinação contra a chikungunya. A cidade foi incluída em um projeto-piloto coordenado pelo Ministério da Saúde, dentro das ações do Governo de Minas Gerais para ampliar o enfrentamento às arboviroses.
A imunização já começou em outras cidades do estado, como Sabará e Congonhas, e também será iniciada na mesma data em Santa Luzia. A escolha dos municípios participantes considerou critérios técnicos, como cenário epidemiológico e capacidade de monitoramento da doença.
Nesta fase inicial, Minas Gerais recebeu 28,8 mil doses da vacina, sendo a maior parte destinada às cidades que iniciaram a aplicação antecipadamente. A expectativa é que os dados obtidos durante o projeto contribuam para a expansão da vacinação em outras regiões.
Como funciona a vacina
O imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Valneva e é aplicado em dose única. A vacina estimula o sistema imunológico a produzir defesa contra o vírus da chikungunya.
Estudos clínicos indicam alta resposta imunológica, com a maioria dos voluntários desenvolvendo anticorpos após a aplicação.
Quem pode se vacinar
Em Sete Lagoas, o público-alvo inclui pessoas entre 18 e 59 anos que residem no município.
A vacinação não é indicada para gestantes, lactantes, pessoas com imunidade comprometida ou em uso de medicamentos imunossupressores, além de indivíduos com doenças crônicas descompensadas ou histórico de reação alérgica a componentes da vacina.
A aplicação também deve ser adiada em casos de febre ou para quem teve chikungunya recentemente. Não é recomendada a administração junto a outras vacinas no mesmo momento.
Investimentos e cenário da doença
O Governo de Minas Gerais tem ampliado os investimentos no combate às arboviroses, com cerca de R$ 210 milhões anuais destinados a ações de prevenção, vigilância e assistência.
Somente em 2025, foram aplicados recursos em medidas emergenciais, repasses a consórcios regionais e ações de reforço na rede de saúde, incluindo uso de tecnologias para monitoramento do mosquito transmissor.
Atualmente, o estado registra pouco mais de mil casos confirmados de chikungunya em 2026, sem mortes. Já em relação à dengue, são mais de 3,6 mil casos confirmados e dois óbitos. A zika segue com baixa incidência.
Com a chegada da vacina a Sete Lagoas, a expectativa é ampliar a proteção da população e fortalecer as estratégias de prevenção no estado.
SETE LAGOAS Motorista é condenado a mais de 7 anos de prisão por morte de motociclista de Sete Lagoas em Baldim
SETE LAGOAS Duas alunas denunciam professor por importunação e assédio sexual em escola de Sete Lagoas
SETE LAGOAS Lei que estabelece regras para postos de combustíveis será discutida em audiência pública em Sete Lagoas
ELEIÇÕES 2026 Propaganda eleitoral começa neste domingo (16); veja o que candidatos e eleitores podem fazer
SETE LAGOAS Golpistas usam nome de escritório de advocacia tradicional de Sete Lagoas para enganar clientes
SETE LAGOAS Sete Lagoas recebe 18ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Rosário neste fim de semana Mín. 16° Máx. 30°
