Sábado, 20 de Abril de 2024
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Geral FOCO E DETERMINAÇÃO

Ano do Boi: saiba o que fazer para um ciclo positivo, segundo tradição chinesa

Ano-Novo promete realizações palpáveis no campo do trabalho, dos estudos e do amor

12/02/2021 às 16h06
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

A China comemora o Ano-Novo nesta sexta-feira (12), celebrado como o ano do Boi. Diferentemente do calendário gregoriano, com 365 dias, o oriental é seguido de acordo com os ciclos da lua. Após 12 fases completas do satélite natural da Terra, os chineses celebram a chegada de um novo ciclo do planeta.  O Ano-Novo corresponde a 4719 e termina em 31 de janeiro de 2022 e é o feriado mais importante do país.

O boi, na cultura chinesa, é um signo atribuído ao trabalho. “Isso porque o boi exerce um trabalho muito pesado ao arar as plantações de arroz”, afirma o professor Lu Ing Xieng, que dá aulas de mandarim da escola Xue Ju, em Belo Horizonte.

De acordo com ele, é um ano em que tende ao foco e à determinação. "Como o boi, é preciso manter os pés firmes no chão", avalia. 

Chineses se reuniram para celebrar o Ano-Novo chinês  Chineses se reuniram para celebrar o Ano-Novo chinês - Foto: AFP

O astrólogo Elias, do canal de Youtube Astro Elias, corrobora com a ideia do professor. "É provavel que as promoções apareçam depois de fevereiro. O ano será o de maiores realizações financeiras", afirma. 

O que fazer para ter um ano positivo?

Entre as superstições associadas ao Ano Novo Lunar é recomendado não lavar ou cortar o cabelo no primeiro dia e usar a cor vermelha, para garantir prosperidade. 

Thierry Chow, mestre de feng shui residente em Hong Kong, explica que, embora o animal seja um boi, o metal é predominante no novo ano lunar. Esse elemento representa qualquer coisa brilhante, desde joias até a agulha de uma seringa. 

Portanto, é recomendado que se use amarelo ou dourado ao longo desta sexta-feira. Além disso, pode-se usar objetos da mesma cor em casa. "De preferência, que você sempre coloque do lado direito da sua casa, seguindo a ordem do Feng Shui", comenta o astrólogo Elias.

Além disso, é recomendado focar em trabalhos em grupo e tomar cuidado com os sentimentos de egoísmo. É preciso também se atentar à saúde: controlar a alimentação e fazer exercícios físicos.

Calendário

No calendário chinês, os anos são dedicados a animais - 12 -, que se intercalam: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco (ou javali).

Covid-19

Pela segunda vez, o novo ano é marcado pela pandemia do novo coronavírus. O governo da China apelou às famílias para que celebrem de forma virtual. Mas as iluminações de lanternas e a ida a templos atraem muitas pessoas às ruas.

Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, a pandemia de covid-19 trouxe grande incerteza e perturbação. No entanto, ele ressaltou que "em 2021, devemos nos unir para combater o vírus, tomar medidas sobre o clima e construir uma forte recuperação da pandemia".

No campo do amor, é o ano de realizações palpáveis. Ou seja, pode ser que os compromissos sejam firmados, como casamento, noivado ou namoro. "É um ano de decisões", diz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h10 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes