A China comemora o Ano-Novo nesta sexta-feira (12), celebrado como o ano do Boi. Diferentemente do calendário gregoriano, com 365 dias, o oriental é seguido de acordo com os ciclos da lua. Após 12 fases completas do satélite natural da Terra, os chineses celebram a chegada de um novo ciclo do planeta. O Ano-Novo corresponde a 4719 e termina em 31 de janeiro de 2022 e é o feriado mais importante do país.
O boi, na cultura chinesa, é um signo atribuído ao trabalho. “Isso porque o boi exerce um trabalho muito pesado ao arar as plantações de arroz”, afirma o professor Lu Ing Xieng, que dá aulas de mandarim da escola Xue Ju, em Belo Horizonte.
De acordo com ele, é um ano em que tende ao foco e à determinação. "Como o boi, é preciso manter os pés firmes no chão", avalia.
Chineses se reuniram para celebrar o Ano-Novo chinês - Foto: AFP
O astrólogo Elias, do canal de Youtube Astro Elias, corrobora com a ideia do professor. "É provavel que as promoções apareçam depois de fevereiro. O ano será o de maiores realizações financeiras", afirma.
O que fazer para ter um ano positivo?
Entre as superstições associadas ao Ano Novo Lunar é recomendado não lavar ou cortar o cabelo no primeiro dia e usar a cor vermelha, para garantir prosperidade.
Thierry Chow, mestre de feng shui residente em Hong Kong, explica que, embora o animal seja um boi, o metal é predominante no novo ano lunar. Esse elemento representa qualquer coisa brilhante, desde joias até a agulha de uma seringa.
Portanto, é recomendado que se use amarelo ou dourado ao longo desta sexta-feira. Além disso, pode-se usar objetos da mesma cor em casa. "De preferência, que você sempre coloque do lado direito da sua casa, seguindo a ordem do Feng Shui", comenta o astrólogo Elias.
Além disso, é recomendado focar em trabalhos em grupo e tomar cuidado com os sentimentos de egoísmo. É preciso também se atentar à saúde: controlar a alimentação e fazer exercícios físicos.
Calendário
No calendário chinês, os anos são dedicados a animais - 12 -, que se intercalam: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco (ou javali).
Covid-19
Pela segunda vez, o novo ano é marcado pela pandemia do novo coronavírus. O governo da China apelou às famílias para que celebrem de forma virtual. Mas as iluminações de lanternas e a ida a templos atraem muitas pessoas às ruas.
Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, a pandemia de covid-19 trouxe grande incerteza e perturbação. No entanto, ele ressaltou que "em 2021, devemos nos unir para combater o vírus, tomar medidas sobre o clima e construir uma forte recuperação da pandemia".
No campo do amor, é o ano de realizações palpáveis. Ou seja, pode ser que os compromissos sejam firmados, como casamento, noivado ou namoro. "É um ano de decisões", diz.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

