A Fiocruz prevê iniciar a partir de outubro a distribuição de uma vacina contra covid-19 totalmente nacional - ou seja, com insumos, atualmente importados, também produzidos no Brasil. A previsão foi feita nesta quarta-feira, 7, por Mauricio Zuma, diretor de Bio-Manguinhos, a unidade da Fiocruz responsável pela produção das vacinas de Oxford/AstraZeneca.
"Em maio ou, no mais tardar, junho, a gente espera começar a produção dos primeiros lotes de pré-validação ... Se tudo der certo, a gente espera distribuir vacina totalmente nacional a partir de outubro", disse Zuma durante participação em transmissão virtual feita pela Febrabran.
De acordo com o diretor de Bio-Manguinhos, a produção nacional, ainda dependente de licenciamento pela farmacêutica AstraZeneca, deve ser inicialmente de aproximadamente 15 milhões de doses por mês. "Não vai ter vacina para o mundo inteiro, isso é claro. Vai faltar vacina. Então, precisamos ter autossuficiência aqui, mas não é um processo muito rápido."
Zuma disse que a transferência de tecnologia para a produção independente dos insumos é o foco do instituto no planejamento da imunização no segundo semestre. Antes disso, ele informou que até julho, a Fiocruz deve entregar 100,4 milhões de doses ao programa nacional de imunização, sendo este volume "mais ou menos" dividido nos próximos meses.
"A gente entende que vai conseguir esse cronograma. Mesmo tendo atrasado um pouco no início, conseguimos recuperar nos próximos meses. Claro que vai entrar um pouco mais em julho, mas até julho devemos entregar essas 100,4 milhões de doses", afirmou.
O diretor de Bio-Manguinhos não vê, no momento, dificuldades no recebimento dos insumos. "Temos carregamentos preparados para vir ao Brasil. Não vai ter dificuldade para receber o IFA ingrediente farmacêutico ativo necessário para produzir as vacinas."

Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4)
Saúde pública Vacina contra covid da UFMG entra na fase final de estudos
Saúde pública Pessoas com diabetes vão ter acesso a sensores gratuitos fornecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte
Saúde pública Prefeitura de Sete Lagoas anuncia inauguração da nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas Mín. 20° Máx. 30°
