Quinta, 27 de Novembro de 2025
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde PBH

PBH reforça ações para reduzir tempo de espera para exames, consultas e cirurgias eletivas

Medidas da PBH visam diminuir o tempo de espera e aprimorar a assistência à saúde.

27/11/2025 às 13h26 Atualizada em 27/11/2025 às 13h34
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem de divulgação
Imagem de divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial do Município (DOM), uma portaria que autoriza hospitais e outros estabelecimentos de saúde a ampliarem a oferta de exames especializados, consultas e cirurgias eletivas realizadas pelo SUS. A iniciativa ocorre por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE)/Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A ação tem o objetivo de reduzir o tempo de espera para procedimentos realizados em pacientes da capital e dos 600 municípios pactuados. 

A portaria estabelece a habilitação dos estabelecimentos de saúde para atuarem em dois componentes: Oferta de Cuidado Integrado (OCI) e Cirúrgico (voltado à redução das filas de procedimentos eletivos). Atualmente, 17 instituições do município já aderiram ao programa do Governo Federal. Com a nova portaria, esse número pode ser ampliado, já que um mesmo local poderá oferecer atendimento em mais de uma especialidade, agilizando o cuidado prestado à população.

O investimento mensal é de cerca de R$ 12 milhões nos ambulatórios e hospitais próprios da Secretaria Municipal de Saúde, além das instituições que prestam serviços à rede SUS-BH. Os recursos são provenientes de verbas federais e estaduais.

Antes da adesão ao programa, o usuário precisava passar por diversos atendimentos e em diferentes filas nas unidades: começando no centro de saúde, depois aguardava consulta especializada e, posteriormente, cirurgia, quando indicado. Com a reorganização proposta, as instituições passam a ter metas e prazos definidos para garantir o diagnóstico completo do paciente, tornando o processo mais eficiente e rápido.

A implementação do PMAE/Agora tem Especialistas já apresenta resultados importantes. A fila para ultrassonografia abdominal caiu de 40 mil pacientes para 348, com apenas alguns dias de espera para a execução do procedimento. Já o número de pessoas aguardando mamografia passou de 27 mil para 13 mil, uma redução de 51% no tempo de espera. “Houve também uma queda significativa na fila para exames auditivos, de 12 mil para 9 mil. Já os pedidos de ultrassom de tireoide sem doppler diminuíram de 7 mil para 6 mil, redução de 16%”, explica a subsecretária de Atenção à Saúde, Raquel Felisardo.

Em relação às cirurgias eletivas, somente em 2025 já foram realizados 33 mil procedimentos. Além do Programa Agora tem Especialistas, para garantir a assistência à população, a Secretaria Municipal de Saúde revisa a fila de espera considerando a condição clínica dos pacientes. Cabe destacar que os dados são dinâmicos e variam diariamente, considerando que novas pessoas podem ser cadastradas para a realização de exames ou outros procedimentos.

O programa também implantou novas metodologias de apuração, estabelecendo regras mais claras para a cobrança dos serviços e garantindo acompanhamento contínuo dos pacientes, por meio de planos terapêuticos individualizados. Além disso, adotou novos modelos de remuneração, reforçando a eficiência e a qualidade do atendimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Sobre o município Notícias de Belo Horizonte - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 30°

Sex 29°C 18°C
Sáb 32°C 17°C
Dom 33°C 18°C
Seg 33°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio