Será iniciada em Sete Lagoas, na próxima terça-feira, 13, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar 19 salas de imunização para receber os grupos prioritários definidos pelo calendário vacinal.
Este ano, a imunização ganha grande importância já que, além de evitar complicações decorrentes da gripe provocada pelo vírus, diminui a sobrecarga no sistema de saúde que vive momento de saturação em função da pandemia da Covid-19. “Inclusive, qualquer pessoa que estiver com sintomas gripais ou da Covid-19 deve aguardar e procurar os locais de vacinação após esta fase”, ressalta o Responsável Técnico de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Guilherme Menezes.
Os grupos-alvos da campanha são organizados em etapas. A primeira será aberta no dia 13 e vai até 10 de maio e serão vacinadas crianças a partir de 6 meses de idade até antes de completar 6 anos, gestantes em qualquer fase da gravidez, puérperas até 45 dias após o parto e profissionais de saúde. “Neste ano, os idosos não serão contemplados na primeira fase em função da vacinação contra a Covid-19. É necessário um intervalo de, pelo menos, 14 dias de aplicação entre as vacinas”, explica Guilherme Menezes.
O calendário define que entre 11 de maio e 8 de junho serão vacinados idosos com mais de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas. Já a última etapa, entre 9 de junho e 9 de julho, envolve os seguintes grupos: portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário e população privada de liberdade em unidades prisionais. “As pessoas precisam saber que a gripe pode levar a uma internação e até a óbito. Se a gente não atingir o índice vacinal estabelecido pelo Ministério da Saúde, é o prenúncio de que o vírus vai circular e os riscos de uma epidemia ficam evidentes”, alerta Guilherme Menezes.
A VACINA
A vacina da gripe disponível no sistema público de saúde para os grupos prioritários protege contra os três principais tipos de vírus que transmitem a doença: H1N1, o H3N2 e as influenzas do tipo B da linhagem Victoria. “A vacina é do tipo fragmentada e inativada, ou seja, feita a partir de partes do vírus que são incapazes de causar a doença. É normal as pessoas deixarem de se vacinar por medo de pegarem gripe, mas isso é mito”, explica Guilherme Menezes, ressaltando a segurança da imunização.
Mesmo quem já se vacinou contra a gripe nos anos anteriores, deve tomar uma dose na campanha deste ano. Isso porque, a cada temporada, podem ocorrer mudanças em relação aos tipos de vírus circulantes.
PONTOS DE VACINAÇÃO
Centros de Saúde Manoa, São João, Progresso, Orozimbo Macedo, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia.
UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale
ESFs Catarina, Itapoã 2, Esperança, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada.

Prevenção Vacimóvel leva imunização para diversos bairros de Sete Lagoas nesta semana
Saúde pública Visita técnica ao PA de Paraopeba aponta fortalecimento da rede de saúde
Pets Curvelo promove mutirão de castração de cães e gatos nos dias 30 e 31 de janeiro Mín. 19° Máx. 29°

