Criado há menos de 60 dias, o projeto Irmãos que Doam tem ajudado a combater a fome de centenas de pessoas carentes em Sete Lagoas, na região Central de Minas. O agravamento da crise socioeconômica causada pela pandemia despertou o sentimento de solidariedade no grupo de voluntários.
O projeto tem a colaboração de empresas privadas, instituições religiosas e moradores do município. Uma união de esforços que prepara e entrega ao todo cerca de 450 refeições por dia nos bairros Lagoa Grande, Itapuã, Catarina e Dona Sílvia.
A voluntária Linda Maritns conta como surgiu o projeto que completa dois meses na sexta-feira (11). "O Irmãos que Doam nasceu do reconhecimento de que o “pão nosso de cada dia” está faltando nas casas de muitos irmãos e irmãs. A população entendeu nossa propsota, e o projeto tem sido um sucesso. A cada dia chegam solicitações de outros bairros. A nossa intenção é atender o maior número possível", diz.
Gratidão.
A dona de casa Fabíola Souza, 28, foi acolhida pelo projeto no momento em que ela mais precisava. "Tenho três filhos, de 4, 6 e 8 anos, e com essa pandemia meu mairido começou a trabalhar em jornada reduzida, e o salário dele despencou. Chegou a ponto de faltar alimento em casa. E nesse momento eu fui apresentada ao projeto através da voluntária Aline, que me acolheu com muito respeito, amor e carinho", conta.
União.
Os mantimentos são doados por pessoas anônimas, sacolões e supermercados do município. Por dia são utilizados em média 40 kg de arroz, 30 kg de feijão e 20 kg de carne, além de legumes.
Esses alimentos vão para a cozinha da Igreja São Geraldo, onde cerca de 10 vountários trabalham na higienização e no preparo das refeições todos os dias. Depois de prontas, as marmitas são transportadas às famílias contempladas, seguindo medidas de prevenção contra o coronavírus.
O projeto tem o apoio de Sicoob/Credisete, Supermercado Santo Antônio, Mara Utilidades, membros da Maçonaria, Lions Clube Alvorada, Mangsete, Contabilidade Ávila, Corrente do Bem do Judiciário e da OAB, Banco de Alimentos, além de doadores anônimos.
Como doar.
A voluntária Linda Martins explica que todos os dias aumenta a demanda de famílias carentes precisando de alimentos e, por isso, toda ajuda é bem-vinda.
Os alimentos podem ser entregues presencialmente na paróquia São Geraldo, no bairro São Geraldo, de 7h às 13h. Doações em dinheiro são recebidas pela chave PIX (31) 9 9986-8231.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

