O governador Romeu Zema (Novo) prorrogou mais uma vez o prazo do estado de calamidade pública em Minas Gerais decorrente da pandemia, agora para o dia 31 de dezembro de 2021. A decisão foi publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial do Estado (DOE).
O estado de calamidade foi estendido por causa do aumento dos casos de Covid-19 no estado.
Anteriormente, Zema já havia feito a primeira prorrogação, pelo mesmo período, de 31 de dezembro de 2020 para 30 de junho de 2021.
Com a decretação de calamidade, o estado fica dispensado de atingir os resultados fiscais, além de não precisar fazer licitações públicas para contratar bens e serviços necessários no enfrentamento da pandemia.
A Assembleia Legislativa informou, às 12h50, que o pedido de análise do decreto ainda não tinha sido recebido pela Casa.
Até esta terça-feira (15), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais já teve 1.694.681 pessoas com teste positivo para a Covid-19, sendo que 9.719 delas foram notificadas ao estado somente nas últimas 24 horas.
Desde a véspera, 52 mortes causadas pelo novo coronavírus foram registradas entre mineiros. Ao todo, desde o início da pandemia, o estado já perdeu 43.206 pessoas para a doença.
Em todo o estado, 92.557 pacientes continuam em acompanhamento, enquanto 1.558.918 são consideradas "recuperados". Ou seja, são pessoas que atendem a três pré-requisitos: estão há 72 horas assintomáticas; receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de dez dias; e estão sem intercorrências.
Desde o início da pandemia, 148.110 mineiros tiveram que ser internados, na rede pública ou privada. Os outros 1.546.571 ficaram em isolamento domiciliar.

Posse Ex-presidente do Cruzeiro vai assumir mandato de deputado federal
Congresso Nacional Juca Bahia afirma que não assumirá vaga temporária de deputado federal
Crise Inhaúma decreta emergência orçamentária e suspende serviços públicos
Câmara Congresso Nacional convoca Juca Bahia a assumir cadeira de deputado federal
Homenagem Vereador Alber Enfermeiro homenageia esportistas de Sete Lagoas por conquistas e dedicação ao esporte local
Parceria PBH e órgãos federais homologam acordo para reassentar famílias e avançar nas obras na BR-381
Investigação Justiça afasta prefeito de Sorocaba do cargo após ação da Polícia Federal
Polêmica Minuto de silêncio por vítimas de operação no Rio gera debate acalorado na Câmara de Sete Lagoas
Corrupção Ex-prefeito de Pará de Minas é condenado e deverá devolver mais de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos Mín. 19° Máx. 25°
