Sábado, 20 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Demissão

Ricardo Salles pede demissão do Meio Ambiente em meio a investigações da PF

Ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro está na mira da Polícia Federal em esquema de transporte ilegal de madeira da Amazônia para o exterior

24/06/2021 às 10h15
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão nesta quarta-feira (23). A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), em edição extraordinária. Na mesma publicação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nomeou Joaquim Alvaro Pereira Leite Cargo, titular da Amazônia e Serviços Ambientais, para o cargo

Ricardo Salles vinha sendo pressionado a deixar o cargo em razão de investigações de que estaria ligado a um esquema de liberação do transporte de madeira ilegal na Amazônia. Ele, inclusive, é alvo de inquérito sobre isso e teve seus celulares apreendidos após operação realizada no dia 19 de maio. A demora para entregar os celulares chegou a motivar pedidos de que ele fosse preso e afastado do cargo, o que não se concretizou até que o próprio Salles pedisse demissão em acordo com Bolsonaro.

Na investigação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o objetivo é apurar crimes de corrupção e facilitação de contrabando de madeira para os Estados Unidos e para a Europa.

"Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020", informou a PF na ocasião, justificando que a operação foi originada em denúncia de autoridades estrangeiras, que relataram problemas com as toras que chegavam a outros países.

Nos últimos dias, Salles vinha aparecendo cada vez mais ao lado do presidente e buscando apoios para a sua permanência. Sua saída, porém, já era esperada há semanas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes