Quinta, 28 de Março de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Guerra

Pousam no Brasil aviões com brasileiros e estrangeiros que saíram da Ucrânia

O KC-390 Millennium da FAB e um Legacy, enviados para resgatar brasileiros e estrangeiros que estavam na Ucrânia, pousaram no Recife (PE) às 6h42 desta quinta-feira (10) e depois seguiram para Brasília

10/03/2022 às 08h55
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

O KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia pousou no Recife (PE) às 6h42 desta quinta-feira (10). Ele deixou a Polônia na quinta-feira (9) e, depois da parada na capital pernambucana, segue para Brasília. A chegada na capital federal está prevista para as 9h. O grupo deve ser recepcionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Além dessa aeronave, chegou à capital pernambucana um avião modelo Legacy, de uso executivo, que faz parte da Operação Repatriação e trouxe parte dos refugiados. Assim como o KC-390 Millennium, ele pousou na Base Aérea do Recife e segue viagem para Brasília.

A bordo das duas aeronaves, além das tripulações, estão 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. Entre os passageiros há 14 crianças. Também vieram oito cães e dois gatos pertencentes às pessoas que fugiram da guerra – os donos foram dispensados pelo governo brasileiro de apresentarem o Certificado Veterinário Internacional.

Avião da FAB levou quase 12 toneladas de donativos para Ucrânia

A aeronave da FAB pousou em Varsóvia, na Polônia, na tarde de quarta-feira (9), para deixar 11,6 toneladas de ajuda humanitária para a população ucraniana e resgatar brasileiros e familiares que fugiram da guerra no leste europeu.

O avião saiu de Brasília na última segunda-feira (7) e fez três escalas técnicas – em Recife, na Ilha do Sal (Cabo Verde) e a em Lisboa (Portugal) – antes de aterrissar na capital polonesa.

O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e um dos projetos estratégicos da Defesa. A aeronave já foi empregada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021).

Uma portaria dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, publicada no último dia 3, dispõe sobre a concessão do visto temporário (seis meses) e da autorização de residência para fins de acolhida humanitária (dois anos) para os nacionais ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes