A Copasa informou, nesta segunda-feira (14), que deve concluir as obras emergenciais de reparo na adutora na travessia do rio Paraopeba na próxima sexta-feira (18). O avanço, porém, não muda o cronograma do rodízio entre os bairros de Belo Horizonte e da Região Metropolitana que estão seguindo esquema de racionamento hídrico. A água só deve voltar a todas as casas no dia 20 de março, como previsto inicialmente pela companhia.
Cerca de cem pessoas estão envolvidas nas obras de reparo. No lugar da adutora que se rompeu, entre Juatuba e Betim, está sendo construída uma de menor porte, provisória e paralela. Assim, a empresa afirma que será possível recuperar o abastecimento do sistema Serra Azul entre 600 e 800 litros por segundo.
Conforme o superintendente de Produção de Água da Copasa na região metropolitana, Mauro Diniz Carneiro, a companhia tem feito estudos especializados de engenharia e projeto executivo para construir a adutora definitiva. A previsão é que ela fique pronta até o meio do ano. “A outra obra está em fase de projeto, também conforme o cronograma previsto pela empresa”, disse.
Belo Horizonte, Betim, Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Lagoa Santa, São José da Lapa e Ribeirão das Neves são os municípios afetados diretamente pelo rompimento da adutora. Bairros dessas cidades da Grande BH já estão em escala de racionamento de água desde 8 de março.
As localidades foram divididas em quatro frentes. A cada três dias, uma dessas frentes fica sem água por 24 horas, começando às 22h. Clique aqui para ver o cronograma.
Situações relacionadas a abastecimento hídrico, esgoto ou tarifas devem ser comunicadas diretamente à Copasa, por meio dos canais gratuitos e disponíveis 24h por dia: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital ou telefone 115. Há ainda o WhatsApp (31 9 9770-7000), que funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados.
Mín. 13° Máx. 26°