Quando Rosa (nome fictício) precisou procurar documentos pessoais para o mestrado, aos 33 anos, ela não imaginava que encontraria um relatório destinado à sua mãe e que mudaria tudo o que ela conhecia sobre si.
O texto dizia que ela era portadora de uma condição genética conhecida como “insensibilidade aos andrógenos”, e que, aos sete meses, passou por uma cirurgia de transição de gênero para o feminino.
"Durante 33 anos eu vivi uma farsa. Eu sempre desconfiei de que havia uma história que não era contada sobre mim", relembrou.
Segundo a Anistia Internacional, “intersexo” é o termo usado para descrever pessoas cujos órgãos genitais, características cromossômicas ou hormonais não correspondem ao padrão para categorias masculinas ou femininas de anatomia sexual ou reprodutiva. O prontuário de Rosa indicava que, na verdade, ela era portadora de cromossomo XY e que, ao nascer, tinha testículos palpáveis, saco escrotal e todo o aparelho sexual masculino.
"A descoberta, para mim, foi como se fosse um quebra-cabeças que, agora, estava montado".
A descoberta da intersexualidade foi um marco para a transição de Rosa, que, em 2016, passou a se identificar como uma pessoa trans-masculina: Amiel Modesto Vieira. O sociólogo, hoje com 39 anos, diz que, junto do nome, nasceu também o compromisso de falar sobre a intersexualidade.
Segundo Amiel, antes de nascer, a família dele esperava por um menino. E, quando nasceu, o registro deste menino foi feito: Luíz Henrique Modesto Vieira. Os médicos, porém, de acordo com ele, foram contra, de modo que os pais dele fizeram um novo documento, desta vez para a menina, Rosa, que nasceu aos sete meses.
"Só que o problema é que eu nunca me adaptei a este feminino".
Atualmente, Amiel se pronuncia como contrário às cirurgias feitas em bebês intersexuais. Para ele, o procedimento deve ser adiado para quando o próprio indivíduo tiver autonomia para decidir. O posicionamento dele é o mesmo da ONU.

Campanha Vakinha busca arrecadar R$ 1.127 para tomografia de Shopito, cachorro resgatado em Sete Lagoas
Acidente Motorista perde controle e veículo tomba após atingir obstáculo na MG-424, em Prudente de Morais
Inclusão Nova lei municipal assegura acesso gratuito a pessoas com TEA em eventos esportivos
Clima Sete Lagoas entra em alerta com possibilidade de tempestade, granizo e chuva intensa, segundo INMET
Planejamento urbano Prefeitura de BH realiza operação para combater publicidade irregular
Fogo Urgente: incêndio em escola de Jequitibá evacua 90 crianças e deixa duas funcionárias com queimaduras de 1º grau
Educação no trânsito Segurança em primeiro lugar: Prefeitura orienta motoristas em Pit Stop Educativo
Arte urbana Sete Lagoas aprova lei que valoriza o grafite e combate a pichação em espaços públicos
Acidente Motorista passa mal, perde controle e capota carro perto da Feirinha do Centro em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 30°
