
Poucos oficiais da Polícia Militar conhecem a realidade de Sete Lagoas como o primeiro comandante da 19ª Região Integrada de Segurança Pública, coronel Charles Baracho. Foi exatamente em Sete Lagoas que ele deu início à carreira como oficial. Fenômenos sociais e econômicos trouxeram bônus e ônus para Sete Lagoas. Entre os ônus, o aumento da criminalidade, especialmente contra o patrimônio e a vida. Logo após se encontrar pessoalmente com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), o coronel Baracho concedeu a seguinte entrevista ao Megacidade.com. Confira.
por Caio Pacheco
Coronel, qual avaliação que o senhor faz da vinda do governador Fernando Pimentel e com o compromisso que ele mesmo disse que tem com a segurança pública de Sete Lagoas e região?
Coronel Charles Baracho - Esse aporte logístico que estamos recebendo é importantíssimo. É único na história de Sete Lagoas, receber 27 novas viaturas em condições de emprego aqui na região, o que vai potencializar as ações da Polícia Militar, seja na prevenção, seja na repressão qualificada, aliada também à própria promessa do nosso governador de Estado, da nossa luta interna e do deputado Douglas Melo de também garantir aqui o maior número de policiais militares com a formatura agora em 28 de abril. Então são ganhos importantes para uma região militar que acaba de nascer. Então a gente tem que comemorar e comemorar bastante essa conquista.
O senhor está ao lado do tenente-coronel Reinan, novo comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar. Sete Lagoas é o foco, é a prioridade das ações da Polícia Militar na região?
Coronel Charles Baracho - Dentro da 19ª Região nós temos 16 municípios que a compõem. Sete Lagoas é, sem dúvida nenhuma, o carro chefe. É o município maior e por ser maior está mais próximo da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ligado por rodovias importantes, de fácil acesso, acaba também atraindo a questão dos marginais. É uma preocupação nossa sim. Sete Lagoas é primordial nessas ações tanto é que é o município que está recebendo a maior frota. Grande parte das viaturas está ficando aqui na cidade de Sete Lagoas.
Quantas viaturas serão exclusivamente para Sete Lagoas?
Coronel Charles Baracho - Seriam 24 veículos para atender Sete Lagoas, um veículo para atender Baldim, um para atender Paraopeba, um para atender Cachoeira da Prata. Aí, consequentemente, nós vamos fazer uma redistribuição interna de viaturas do 25º Batalhão para as cidades destacadas, como Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Caetanópolis e outras.

POLÍTICA Lula tem prazo até esta terça-feira (24) para sancionar o PL Antifacção
POLÍTICA PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por questões de saúde
RENUNCIA E POSSE Mateus Simões assume o Governo de Minas após renúncia de Romeu Zema para disputar a Presidência
CASO BANCO MASTER STF autoriza transferência de Daniel Vorcaro e investigações podem avançar com possível delação
VISITA PRESIDENCIAL Lula anuncia entrega de mil ônibus escolares durante agenda em Sete Lagoas
CENÁRIO POLÍTICO Deputado João Vítor Xavier anuncia que não será candidato à reeleição
FALHAS NA GESTÃO Ex-secretárias são condenadas a devolver R$ 1,9 milhão após irregularidades em 'kits bebê'; decisão ainda cabe recurso
AGENDA PRESIDENCIAL Presidente Lula cumpre agenda em Sete Lagoas nesta sexta-feira (20)
POMPÉU Denúncia ao Ministério Público aponta possíveis irregularidades no Carnaval 2025 em Pompéu Mín. 17° Máx. 28°


