
O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) investiga o vereador Nikolas Ferreira (PL) em função de um vídeo de teor transfóbico que ele publicou no YouTube. O conteúdo mostra uma aluna trans no banheiro feminino de uma escola frequentada pela irmã do parlamentar. Em meio a críticas, Nikolas destila ataques contra a população LGBTQIA+. O vereador foi procurado, mas a reportagem não obteve respostas.
A denúncia foi feita pela Aliança Nacional LGBTI+ e as vereadoras Bella Gonçalves (PSOL-MG) e Iza Lourença (PSOL-MG). Procurado pela reportagem, o MPMG afirma que “foi feita uma representação na Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as outras Formas de Discriminação (CCRAD), que instaurou investigação para os devidos encaminhamentos”.
Por meio das redes sociais, o vereador reafirmou seu posicionamento, mostrando-se contra o uso de banheiros femininos por mulheres trans. Ele ainda comemorou a aprovação em 1º turno do projeto que proíbe o ensino da linguagem neutra nas escolas de Belo Horizonte. Nikolas Ferreira mencionou ter sido chamado de transfóbico – aludindo à denúncia protocolada no MPMG – e teceu críticas aos partidos de esquerda.
Em nota (leia abaixo na íntegra), a assessoria da vereadora Iza Lourença alega que a denúncia pretende coibir a propagação dos discursos de ódio. “Não podemos admitir que isso siga impune. Precisamos dar um basta nisso e fazer as regras democráticas valerem para esses políticos”, diz um trecho. “Acionamos o MP para proteger essa adolescente, mas também para que isso não siga acontecendo. Que se respeite o estatuto da criança e do adolescente”, finaliza o comunicado.
A reportagem entrou em contato com Nikolas e o chefe de gabinete dele, mas não obteve retorno. Caso algum representante do parlamentar se manifeste, esta matéria será atualizada.
O coordenador da Aliança em Minas Gerais, Gregory Rodrigues, narra à reportagem que a expectativa é de o MP “apure a conduta do parlamentar e, caso constatado crime, que haja punição efetiva, correta e nos termos da lei”. Ele acrescenta que esse tipo de discurso não pode ser normalizado e não deve ser confundido com liberdade de expressão.
“Nós esperamos que esse tipo de discurso não se torne corriqueiro, esperamos que ele cesse. Quando essas falas vêm à tona, eles tentam nos taxar de propagadores da falácia chamada ideologia de gênero. Isso é algo que não defendemos, não queremos destruir a família de ninguém. Queremos poder construir as nossas famílias, e que os nossos jovens possam ser educados para respeitar a todos”, reforça.
Como o pedido já foi protocolado, o MP dará continuidade aos andamentos internos para investigação do caso.
Vale reforçar que homofobia e transfobia são crimes previstos por lei. Eles entram na lei do racismo, já existente há 30 anos e, com isso, as punições são semelhantes. O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homofobia em junho de 2019.
Veja o que é considerado crime:
“Cada vez mais a extrema-direita vai aumentando o tom dos ataques à populações oprimidas e naturalizando a violência. Usam as redes sociais para expor pessoas e promover um linchamento público. Contra nós parlamentares de esquerda da Câmara, todo mês isso acontece. Não podemos admitir que isso siga impune. Precisamos dar um basta nisso e fazer as regras democráticas valerem para esses políticos.
Acionamos o MP para proteger essa adolescente, mas também para que isso não siga acontecendo. Que se respeite o estatuto da criança e do adolescente.”

Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade Mín. 17° Máx. 26°


