
Um levantamento feito pelo Centro de Estudos SoU_Ciência, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), indicou que a vacina contra a Covid teve menor adesão entre os brasileiros mais ricos do que entre os mais pobres. De acordo com a pesquisa, 41% dos mais ricos não tomaram vacina ou receberam somente uma dose (cuja eficiência é remota, já que os fabricantes alertam que a imunização só é eficaz com o esquema vacinal completo).
Conforme os dados, 86% das pessoas com renda de até um salário mínimo receberam ao menos duas doses de vacina contra a Covid, enquanto entre as pessoas com renda superior a 6 salários mínimos (ou seja, acima de R$ 7.272), a taxa de adesão aos imunizantes foi de 59%.
Também não estão com o esquema vacinal completo 32% das pessoas com ensino superior, 29% dos brancos e 29% dos homens, de acordo com a pesquisa feita com 1.200 residentes em todas as regiões do Brasil.
Segundo a professora Soraya Smaili, uma das coordenadoras do Centro de Estudos, a pesquisa revelou que a adesão à máscara e às vacinas foi muito maior entre as pessoas com menor renda e menor nível de escolaridade. “De acordo com os dados, a porcentagem negacionista ou apenas displicente se concentrou na alta renda e nível superior de escolaridade. O corte ideológico, pró-Lula ou pró-Bolsonaro, é outro marcador relevante", afirmou.
Declararam ter tomado apenas uma ou nenhuma dose da vacina (ou seja, estão com esquema vacinal incompleto) 37% dos eleitores do presidente Jair Bolsonaro, contra 10% dos eleitores do ex-presidente Lula.
Segundo os dados do Ministério da Saúde, 84% da população brasileira recebeu ao menos uma dose de vacina, enquanto 79% está com esquema vacinal completo. Cerca de 47% da população foi imunizada com ao menos uma dose de reforço.

Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4)
Saúde pública Vacina contra covid da UFMG entra na fase final de estudos
Saúde pública Pessoas com diabetes vão ter acesso a sensores gratuitos fornecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte
Saúde pública Prefeitura de Sete Lagoas anuncia inauguração da nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura decreta situação de emergência em saúde pública devido à febre maculosa em Matozinhos Mín. 14° Máx. 27°
