Em menos de dois anos, 5 mil castrações entre cães e gatos já foram realizadas em Sete Lagoas. Além de estrutura física, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ganhou equipamentos, especialistas e técnicos.
Atualmente, o projeto de castração atende a dezenas de tutores por dia. A proposta tem vários objetivos, entre eles, evitar abandonos e preservar a saúde de cães e gatos.
O controle populacional desses animais, que já foi um problema crônico de Sete Lagoas, passou a ser eficaz. Inicialmente, o CCZ tinha capacidade para castrar quatro animais por dia e hoje seu plano permite 30 esterilizações diárias.
A castração do CCZ é feita por uma abrangente operação. O castramóvel está nos bairros e quem preferir pode fazer o cadastro no site da Prefeitura (http://zoonoses.setelagoas.
CASTRAMÓVEL
A Secretaria Municipal de Saúde definiu que, neste mês, o Castramovel estará nos bairros Del Rey, Anchieta, Brasília e Indústrias. Toda terça e quarta, nos dias 6, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de setembro, a equipe do CCZ estará em frente à Paróquia Cristo Redentor (rua Eponina Soares dos Santos, 213, Indústrias).
O atendimento é de 7h30 às 16h, mas é preciso chegar cedo, pois são distribuídas 30 senhas por dia. Os cães e gatos devem estar em jejum de 12 horas. Os próximos bairros a receber o serviço ainda este ano são: Belo Vale II, Jardim dos Pequis e Verde Vale (outubro), Belo Vale I, Iraque e Orozimbo Macedo (novembro), e Santa Luzia (dezembro). Os locais exatos onde o equipamento ficará nesses bairros ainda serão definidos.
Mín. 14° Máx. 24°