
Os vereadores Joaquim Gonzaga (, Fabrício Nascimento e Dr. Ronaldo João são os integrantes da Comissão de Ética Parlamentar da Câmara Municipal de Sete Lagoas. Eles são os primeiros vereadores a assumirem os cargos, e terão como principal responsabilidade aplicar as sanções previstas no futuro Código de Ética Parlamentar.

Vereador Joaquim Gonzaga

Vereador Fabrício Nascimento

Vereador Dr. Ronaldo João
No passado, o então vereador Luiz Carlos Rodrigues de Oliveira apresentou o projeto de resolução que cria o Código de Ética Parlamentar, que contém as normas a serem observadas e cumpridas pelas vereadores da Câmara Municipal. Na legislatura anterior, foi a vez dos vereadores Dalton Andrade e pastor Alcides Longo de Barros apresentarem em conjunto. Agora, pastor Alcides é o único que está na Câmara.
A Comissão de Ética Parlamentar será presidida, primeiro, pelo vereador com mais idade. Em seguida, será feita a eleição para presidente, relator e vogal. Com a Comissão e o Código de Ética em vigor, algumas condutas ficam proibidas, como os vereadores manterem negócios com a Administração Pública Municipal, ofender ou caluniar colegas de Casa, praticar crime de falsidade ideológica, entre outras tantas vedações.
As punições podem ir de uma simples advertência verbal até a cassação do mandato do vereador nos termos do Código de Ética Parlamentar. O primeiro a dar parecer é a Comissão de Ética. Depois, é o próprio Plenário da Câmara Municipal, soberano para tomar qualquer decisão, conforme dita o Regimento Interno da Casa Legislativa.
Da Redação, por Caio Pacheco

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

