Não foi por acaso que a expressão “fake news” foi eleita a palavra do ano em 2017 pelo dicionário Collins. Os fenômenos da desinformação ganharam força desde meados da década passada, com a explosão das redes sociais, e a expressão caiu no gosto da população; mas você sabe o que são as fake news e como identi?cá-las?
Um conteúdo pode ser classi?cado como desinformação por vários motivos: porque as informações foram inventadas; porque as fontes citadas estão incorretas; porque o contexto de determinada fala foi emitido; porque um vídeo ou áudio foi alterado ou editado.
Identi?car as fake news tem sido o trabalho diário de jornalistas e integrantes de órgãos públicos ao redor do mundo todo, e não é uma tarefa das mais fáceis. Mas há alguns sinais a que você pode ?car atento(a) para evitar cair em desinformação.
Vamos lá?
1- Cuidado com dados e informações genéricas
2- Descon?e de notícias que parecem boas demais
3- Fique ligado no contexto
4- Cuidado com os áudios
5- Cuidado com fotos, pois elas podem ser alteradas
6- Vídeos nem sempre são verdadeiros
7- Procure as agências de checagem
Para saber mais detalhes de como checar se a informação é verdade ou mentira, veja o Guia de Combate às Fake News que a Mais Conteúdo preparou. Você encontra tudo no portal O Tempo, na especial “Política além do voto”, que mostra que fazer política é muito mais do que eleger um candidato.
Mín. 13° Máx. 23°