Nos últimos dias, as redes sociais registraram diversos relatos de pessoas denunciando tentativas de golpes com o saque aniversário do FGTS. Na prática, os criminosos enviam mensagens ou ligam oferecendo uma suposta antecipação da retirada do fundo de garantia aos beneficiários e solicitam dados pessoais como nome completo e CPF para concretizar o delito.
Também há uma outra modalidade, que é quando criminosos fazem uso de um nome e um número de CPF de terceiros para realizar um cadastro na Caixa para criar uma conta e tentar fazer movimentações bancárias como saques e empréstimos. Neste caso, a pessoa que teve os dados roubados só identifica a fraude após alguma tentativa de abrir conta ou acessar algum serviço junto à Caixa.
Em meio às tentativas de golpe, a Caixa alerta que não liga, envia e-mail, SMS ou Whatsapp solicitando atualização de dados cadastrais. “Se o cliente receber mensagens desse tipo em nome da Caixa, deve não responder”, orienta o banco. O cidadão também pode formalizar uma denúncia enviando uma mensagem com o relato do ocorrido para [email protected].
Já em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação, alerta a Caixa. Veja, abaixo, como agir em situações distintas de fraude.
Mín. 18° Máx. 31°