
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, convocou, nesta quarta-feira (14), uma sessão virtual extraordinária para analisar a liminar que suspendeu regras que flexibilizam a compra e o porte de armas, concedida pelo ministro Edson Fachin em 5 de setembro.
O ministro concedeu a medida cautelar de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade do Partido Socialista Brasileiro (PSB) – ADIs 6119 e 6139 – , em que contesta o Decreto 9.785/2019, que estende o porte para diversas categorias profissionais.
Na outra ação (ADI 6466), de junho de 2020, o Partido dos Trabalhadores (PT) contesta normas que aumentaram a quantidade máxima de munição que pode ser adquirida por órgãos e instituições e por pessoas físicas autorizadas a portar armas de fogo.
A decisão do ministro do STF suspende a eficácia de trechos de decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que regulamentam o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).
Armas de fogo no país
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, “a quantidade de armas de fogo nas mãos de civis e CACs (caçadores, atiradores desportivos e colecionadores) ultrapassou, em muito, a quantidade de armas dos órgãos públicos.”
No Sistema Nacional de Armas (Sinarm) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), segundo a mais recente edição do anuário, em 2021, das 1.490.323 armas de fogo com registro ativo, apenas 384.685 estavam ligadas a órgãos públicos (polícias civil, federal, rodoviária federal e guardas municipais, além de instituições como Tribunais de Justiça e Ministério Público). E caçadores de subsistência e cidadãos somaram 698.576 armas.
Entenda a diferença
O Sinarm, gerenciado pela Polícia Federal, faz o controle de armas em poder da população. Elas podem ser guardadas na casa do proprietário, em escritório ou estabelecimento comercial, carregadas e prontas para uso de defesa pessoal ou patrimonial.
Já armas para fins esportivo e caça têm de ter registro no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), que é o banco de dados de armas registradas no Exército Brasileiro. Elas devem ficar no local de guarda de acervo, em um cofre, sem munição.
As pesquisas compiladas no anuário destacam que o crescimento da quantidade de munição vendida no país, que, em 2021, “ultrapassou os 393,4 milhões de cartuchos, um aumento de 131,1% em relação a 2017”.
E revelam ainda que as armas de fogo são o principal meio usado para matar no Brasil, sendo responsáveis por:
Em suas decisões, o ministro considerou, segundo o STF, o aumento do risco de violência política com o início da campanha eleitoral. “O risco de violência política torna de extrema e excepcional urgência a necessidade de conceder o provimento cautelar”, declarou.
Avanço ou retrocesso?
Para o diretor regional Sudeste da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (Abseg) Vinícius Domingues Cavalcante, a decisão de Fachin representa um retrocesso.
O especialista em segurança lembra que, em 2005, a população brasileira foi consultada em um referendo e se manifestou favoravelmente ao direito à posse e ao uso defensivo de armas de fogo.E a legislação não avançou nesse sentido.
Segundo Cavalcanti, só com a eleição de Jair Bolsonaro (PL), é que foram adotadas políticas mais flexíveis. “Essa coisa do Fachin intervir de canetada, isso é uma situação anômala, errada”, declarou.
O julgamento começa à 0h de sexta-feira (16) e termina às 23h59 de terça-feira (20). Advogados e procuradores poderão apresentar sustentação oral até as 23h59 desta quinta-feira (15).

Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade Mín. 17° Máx. 26°


